Búzios On Line

Blog de Buzios

Surf sem prancha!

praia.jpg

A bela praia de Tucuns será palco do primeiro Encontro dos Surfistas de Peito, ou bodysurf, que acontece sábado e domingo (25 e 26/04). A expectativa é de que mais de 80 surfistas de todas as idades participem do evento. "É um esporte livre, de contato com o mar. Eu pratico há 60 anos e não abandono", conta Paulo Croccia, organizador do encontro. Diferente do surf tradicional, o praticante do surf de peito encara as ondas usando apenas o corpo, assim como o clássico "pegar jacaré". No sábado, o evento começa às 10h; no domingo, às 8h30. Aloha!

Clube da Esquina

wagnertiso1.jpg

O fim de semana prolongado será de boa música na Casa Wagner Jazz Club, no Porto da Barra (Manguinhos). Nos dias 17 e 18/04, Tiso convida o cantor e compositor Lô Borges para uma viagem aos tempos do Clube da Esquina. Já nos dias 19 e 20/04, é a vez do saxofonista Leo Gandelman subir ao palco do espaço. Reservas: 22 99995-2625.

Saco do Canivete

Saco do Canivete - Fred Barros.jpg

Uma caminhada ou uma pedalada de nível leve / moderado leva a um dos cenários mais bonitos e desconhecidos de Búzios – o Saco do Canivete. A paisagem, emoldurada por gigantescas formações rochosas, recebe as ondas que formam poças e pequenos lagos de águas transparentes em meio às pedras. Ao fundo, um mar de tons azuis de tirar o fôlego.
 
É possível caminhar, subir pelas rochas, sentar embaixo de uma espécie de “marquise” e apreciar tudo do alto, ouvindo apenas o barulho do mar quebrando. Se for seu dia de sorte, são grandes as chances de ter a companhia das tartarugas marinhas, que costumam dar o ar da graça por ali vez ou outra. 
 
O acesso é por uma trilha no canto direito do bairro da Ferradura e não há sinalização em nenhum ponto. São cerca de 20 minutos de caminhada até o local. E a chegada é surpreendente, com muitos cactos e bromélias colorindo a paisagem. Depois de contemplar o visual por ali, vale esticar até à praia dos Amores para um mergulho (não é possível mergulhar no Canivete). A pequena praia fica a cerca de 20 minutos à frente. Não deixe de levar repelente e água. Saiba mais sobre trilhas em http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/ecoturismo/trilhas.cfm

Onde está Brigitte?

brigite valendo.jpg

Na próxima segunda-feira (06 de abril, às 17h30), a escultura da atriz Brigitte Bardot será retirada da Orla Bardot para restauração. Criada pela artista plástica Christina Motta, a peça é totalmente feita em bronze.
Além do evento de “despedida”, que contará com a presença de historiadores e será aberto ao público, será lançada a campanha 'Onde está Brigitte?'. Para participar, basta acessar a página Brigitte Bardot em Búzios, no Facebook. Todas as respostas irão participar de um sorteio e o vencedor levará para casa uma miniatura da escultura oficial, que sera entregue no dia da volta do monumento (ainda não divulgado).
A obra de arte foi reproduzida a partir de uma foto tirada em 1964, quando a atriz esteve na então vila de pescadores. Na imagem, Brigitte está olhando para a praia da Armação, local onde está a estátua. Hoje, a escultura é um dos atrativos turísticos mais fotografados de Búzios.

Solstício de Outono

vista de fora7.jpg

Para comemorar a nova estação, o restaurante Sollar Búzios, na Orla Bardot, traz o evento “Perfomance”, reunindo arte e gastronomia. Na noite de 28 de março, enquanto um menu exclusivo é servido, o artista Vilmar Madruga faz uma uma Live Painting inspirada no outono. A estação também dá o tom ao cardápio especial, que combina Salada de arroz negro, camarões e vinagrete de champignons; Cassoulet de pato com feijões; Fondant de chocolate com molho de maracujá... O evento sai a R$ 180 por pessoa. Reservas: (22) 2623-5392.

Delícias na casquinha

picolé.jpg

A sorveteria Frutos de Goiás, famosa em diversos estados brasileiros, chegou a Búzios! Junto com ela, mais de 60 sabores de sorvetes e picolés com gostinho especial das frutas do Cerrado como araticum, cagaita, murici, pequi, buriti, cajuzinho do Cerrado... Na extensa lista, sabores para todos os gostos – dos exóticos açaí, castanha, coalhada, tapioca e tamarindo, aos de frutas deliciosas como amora, melancia, jabuticaba e graviola. A sorveteria fica no Centro, na rua Manoel Turíbio de Farias, 02.

Dia de feira!

Feirinha - Sonia - Gracie Croce.jpg

Sábado é dia de feira em Búzios! Bem localizada - praça nova da Ferradura (próxima à delegacia) - a Feira Livre Periurbana acontece das 7h às 13h, reunindo cerca de 20 pequenos produtores que comercializam mudas, verduras, legumes, plantas, frutas, ovos, queijos, doces artesanato, temperos...
 
O charme fica por conta das barracas que oferecem mesas e cadeiras para servir sucos, tapioca, bolos, café, pamonha... “Já pensou em tomar um café da manhã reforçado na feirinha e depois partir para uma pedalada pelas trilhas da região? Programão!”, sugere Sonia Carvalho, uma das expositoras, em meio a seus bolos para lá de cheirosos.
 
A feira não é grande, mas a variedade de produtos é imensa! Em meio a sacos de acerola, pés de alface e dúzias de ovos vermelhos, encontra-se suco de milho, bolo de amêndoa sem glúten, geleias, gengibre desidratado e até salada de frutas gourmet! Feitas com base de iogurte, a salada ainda pode ser incrementada ao gosto de freguês: à disposição estão linhaça, amaranto, chia, amêndoas... 
 
Degustações de delícias artesanais também fazem parte da programação da feira. Pode ser pão integral, creme de abacate com hortelã, mango chutney, patês, defumados, mariscos... Como diz o slogan, “Vem pra feirinha você também”! 

Rei de Búzios

Rei de Bzs 2015.jpg

A prova mais tradicional de stand up paddle (SUP) do Brasil acontece em Búzios! A competição, com belos cenários, rola dia 22/03 (domingo). Divididas nas categorias profissional (12 km) e amador (6 km), as provas reúnem homens e mulheres que largam às 9h, da praia da Ferradura. A chegada de todos os participantes é na praia de Manguinhos (ao lado do Búzios Vela Clube), onde acontece a coroação do Rei e da Rainha 2015, às 16h.

As inscrições devem ser feitas até dia 20/03 pelo site http://www.artinsurf.com.br/rei-de-buzios

Partiu pedal!

Bike - Ferradurinha 2 - Gracie Croce.jpg

No próximo sábado (14/03), as turmas do “Nas Trilhas de Búzios” e da “Bike Tour” organizam uma pedalada no Parque Costa do Sol. O roteiro inclui a bonita trilha da Lagoa da Ferradura e a intocada praia dos Amores, que fica de frente para a praia da Ferradurinha. O ponto de encontro é na nova praça da Ferradura, às 9h. A extensão do passeio (da praça até a praia dos Amores) é de aproximadamente 3,5 km, devendo durar em torno de 50 minutos. O nível de dificuldade é leve/moderado. Traga sua magrela!

Mar aberto

Prestes a completar 50 anos, o artista plástico Sérgio Soares brinda seu talento, seu trabalho e seu estilo de vida. Nascido em Búzios, neto de pescador e integrante de uma família de carpinteiros, “Dido”, como é conhecido, vive de sua arte há 20 anos - com direito a surfar sempre que o mar cresce.

Impossível não apreciar suas obras ao passar em frente à loja Art in Surf e também em sua loja própria (que funciona ainda como ateliê de pintura), ambas no Porto da Barra, na praia de Manguinhos. São bandejas, quadros, mesas, cadeiras, luminárias, bancos, remos de stand up paddle, sofás, pranchas, estantes, espelhos... tudo feito com pedaços de barco e inspirado na vida praiana. “O barco é minha matéria-prima. Costumo ir a Saquarema, Rio das Ostras... em busca de canoas para comprar, desmontar e criar minhas peças”, explica Sérgio.
Saiba mais:
http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/compras-e-artes/sergio-soares.cfm

+Posts anteriores