Búzios On Line

Blog de Buzios

De olho na bolinha!

Junho é mês de tênis em Búzios! Nos dias 6, 7, 13 e 14 de junho, a bolinha quica nas quadras do Geribá Tennis Park, com a segunda edição do Aberto de Tênis. O evento reúne atletas nas categorias Masculino Simples e Masculino Duplo (podendo ser dupla mista), a partir de 16 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede do clube (Rua das Casuarinas, 100, Geribá), pelo telefone (22- 2623-6739) ou através do site www.geribatennispark.com.br.

Semana de Artes e Culturas Internacionais

Durante três dias – 22 a 24/05 - os principais artistas de Búzios participam de uma exposição a céu aberto na Praça Santos Dumont. Ainda na programação, shows de dança e música, apresentações teatrais, espetáculo circense, caricaturistas e Salão de Artes Plásticas e Literatura. Para os amantes dos livros, um sarau reunirá escritores de várias partes do país. Os eventos acontecem entre 16h e meia-noite. 
 
Entre os artistas participantes da mostra estão Ivone R, Flory Menezes, Gerson Portella, Gustavo Farias, Christina Motta, Luciana Rizzi, Cacau Agostini , Alfredo Rainho, Vera Verne, Luciana Paula Goméz, Adriana di Macedo, Celina Lisboa, Lud Lov, Marta Taía Aguiar, Janaina Fernandes, Fernanda Guimarães, Melinda Garcia, Sérgio Paulo Soares, Valeria Jordão, Sandra Codazzi, Charles Ivan, Vera de Arruda e Alexandre Damiano.

Tartarugas de volta!

tartaruga.jpg

Depois de um tempo sumidas e até correndo risco de extinção, as tartarugas marinhas estão de volta às praias de Búzios! E elas estão por toda parte. Pequenas, médias, solitárias ou em pequenos grupos, elas fazem a festa dos moradores e turistas. Entre as espécies mais observadas estão a “cabeçuda” e a “de pente”.
 
Uma maneira de tentar apreciá-las de pertinho é alugando um stand-up paddle (SUP) nas praias de Geribá, Ferradurinha, Tartaruga, Forno ou Azeda – aproveite que no outono as águas são bem menos geladas que no verão! Um mergulho de cilindro ou snorkel na praia de João Fernandes também pode apresentar as vistas ilustres.
 
Para vê-las ou fotografá-las de fora d´água, as dicas são o píer do Porto da Barra, em Manguinhos; e o deck do Maria Maria Café, na praia do Canto (entrada pela Rua das Pedra); ou ainda, os costões da praia da Foca. Fique atento à maré: as tartarugas são melhor avistadas na maré baixa.

Beleza em bronze

bol1.jpg

A escultora Christina Motta nasceu em São Paulo, viveu em Londres e mora em Búzios há mais de 20 anos. Suas esculturas em bronze estão espalhadas pelo mundo por países como Alemanha, Bélgica, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Líbano e Suécia (coleções particulares). Em locais públicos, podem ser conferidas em cidades como São Paulo, ("Homem na Chuva", no Parque do Povo), Rio de Janeiro, (Tom Jobim, no Arpoador) e Alcester, na Inglaterra.

Mas é em Búzios, porém, que estão suas obras mais famosas: as esculturas da atriz Brigitte Bardot e dos Três Pescadores, ambas na Orla Bardot. E engana-se quem pensa que os dois trabalhos são os únicos de Christina na cidade. As esculturas, sempre lúdicas, espalham-se pela península, ocupando os mais variados cenários. Tem a “Homenagem ao Quilombo”, no trevo da Rasa; a “Vela de Windsurf”, no Pórtico; e a “Homenagem àBíblia”, em uma praça de Manguinhos. 

E ainda tem “Menino no poste, Menina na fonte e Gato no telhado”, todos na bela Travessa dos Arcos, na Rua das Pedras; e “Crianças nos Ossos” e “Garota dos Ossos”, na bucólica Praça dos Ossos. A Garota foi a última escultura inaugurada na cidade, em 2014, e já virou um xodó de Christina: “Ela ficou bem simpática!”, exclama a artista, que tem os Pescadores como uma de suas obras preferidas.

Veja mais esculturas em: http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/rua-das-pedras-e-orla-bardot/christina-motta.cfm

Chile in Búzios

unnamed3.jpg

No próximo sábado (02/05), o restaurante Chez Françoise, anexo ao hotel Le Relais la Borie, na praia de Geribá, recebe a chef chilena Alejandra Cruells para um festival gastronômico a quatro mãos. Na ocasião, Alejandra e o chef da casa, Paulo Cezar Cordeiro, prometem receitas inusitadas, combinando a cozinha andina com os temperos brasileiros, além de algumas pitadas da culinária francesa, marca do Chez Françoise. O evento acontece das 13h30 às 21h. O restaurante fica Rua Gerbert Perissé, 554. Reservas: (22) 2620-8504.

Ler é um barato!

fotonotabol.JPG

Até o dia 08 de maio, um estande montado na Praça da Ferradura oferece livros a preços populares - R$ 2 e R$ 3. O espaço reúne cerca de 1.500 títulos de 40 renomadas editoras brasileiras e estrangeiras. Os horários são os seguintes: segunda, das 12h às 18h; terça a quinta, das 9h às 18h; e sexta, das 9h às 16h. Não dá para perder!

Surf sem prancha!

praia.jpg

A bela praia de Tucuns será palco do primeiro Encontro dos Surfistas de Peito, ou bodysurf, que acontece sábado e domingo (25 e 26/04). A expectativa é de que mais de 80 surfistas de todas as idades participem do evento. "É um esporte livre, de contato com o mar. Eu pratico há 60 anos e não abandono", conta Paulo Croccia, organizador do encontro. Diferente do surf tradicional, o praticante do surf de peito encara as ondas usando apenas o corpo, assim como o clássico "pegar jacaré". No sábado, o evento começa às 10h; no domingo, às 8h30. Aloha!

Clube da Esquina

wagnertiso1.jpg

O fim de semana prolongado será de boa música na Casa Wagner Jazz Club, no Porto da Barra (Manguinhos). Nos dias 17 e 18/04, Tiso convida o cantor e compositor Lô Borges para uma viagem aos tempos do Clube da Esquina. Já nos dias 19 e 20/04, é a vez do saxofonista Leo Gandelman subir ao palco do espaço. Reservas: 22 99995-2625.

Saco do Canivete

Saco do Canivete - Fred Barros.jpg

Uma caminhada ou uma pedalada de nível leve / moderado leva a um dos cenários mais bonitos e desconhecidos de Búzios – o Saco do Canivete. A paisagem, emoldurada por gigantescas formações rochosas, recebe as ondas que formam poças e pequenos lagos de águas transparentes em meio às pedras. Ao fundo, um mar de tons azuis de tirar o fôlego.
 
É possível caminhar, subir pelas rochas, sentar embaixo de uma espécie de “marquise” e apreciar tudo do alto, ouvindo apenas o barulho do mar quebrando. Se for seu dia de sorte, são grandes as chances de ter a companhia das tartarugas marinhas, que costumam dar o ar da graça por ali vez ou outra. 
 
O acesso é por uma trilha no canto direito do bairro da Ferradura e não há sinalização em nenhum ponto. São cerca de 20 minutos de caminhada até o local. E a chegada é surpreendente, com muitos cactos e bromélias colorindo a paisagem. Depois de contemplar o visual por ali, vale esticar até à praia dos Amores para um mergulho (não é possível mergulhar no Canivete). A pequena praia fica a cerca de 20 minutos à frente. Não deixe de levar repelente e água. Saiba mais sobre trilhas em http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/ecoturismo/trilhas.cfm

Onde está Brigitte?

brigite valendo.jpg

Na próxima segunda-feira (06 de abril, às 17h30), a escultura da atriz Brigitte Bardot será retirada da Orla Bardot para restauração. Criada pela artista plástica Christina Motta, a peça é totalmente feita em bronze.
Além do evento de “despedida”, que contará com a presença de historiadores e será aberto ao público, será lançada a campanha 'Onde está Brigitte?'. Para participar, basta acessar a página Brigitte Bardot em Búzios, no Facebook. Todas as respostas irão participar de um sorteio e o vencedor levará para casa uma miniatura da escultura oficial, que sera entregue no dia da volta do monumento (ainda não divulgado).
A obra de arte foi reproduzida a partir de uma foto tirada em 1964, quando a atriz esteve na então vila de pescadores. Na imagem, Brigitte está olhando para a praia da Armação, local onde está a estátua. Hoje, a escultura é um dos atrativos turísticos mais fotografados de Búzios.

+Posts anteriores