Búzios On Line

Blog de Buzios

Búzios a cores

Grafite - Gracie Croce.jpg

A arte do grafite, que surgiu na década de 1970 em Nova York, espalhou-se pelo Brasil e chegou também à Búzios. A manifestação artística pode ser observada em vários muros da cidade, em especial em Geribá, onde colorem servidões de acesso à praia tanto no canto direto quanto no canto esquerdo, além da pista de skate do bairro. 

Os desenhos são verdadeiras obras de arte a céu aberto, com traços marcantes e matizes vibrantes. Entre os principais artistas locais estão Leandro Boca, Rosm, Godri e Gustavo Guz. Cada um tem um estilo próprio, mas todos trabalham focados na revitalização dos espaços públicos e assinam grafites espalhados também pelos bairros da Rasa, Manguinhos e Centro. 

 Boca é oficineiro nas escolas públicas do município, onde se dedica a ensinar a crianças e adolescentes a arte de grafitar. Uma excelente maneira de pôr fim às "pichações", que apenas sujam muros e prédios com o simples intuito do vandalismo.  Bem visto na cidade, o grafite é sempre uma das atrações dos eventos culturais como a Saci (Semana de Artes e Culturas Internacionais) e a BAB (Bienal Anual de Búzios).  

Festival Gastronômico

la-cuisine-20141.jpg

A deliciosa festa reunirá 60 restaurantes nos dias 18, 19, 25 e 26. As degustações a preços populares acontecem em mesas montadas em frente aos estabelecimentos na Orla Bardot, Rua das Pedras e Rua Manoel Turíbio de Farias, no Centro; e Porto da Barra e Espaço Domme, ambos em Manguinhos. O festival acontece às sextas e sábados, das 20h à meia-noite. Entre as novidades está a Praça dos Ossos, que terá shows e degustações das 13h às 17h. Bom apetite!
http://www.festbuzios.com.br/

Coisas de Búzios!

Bra e Arg - Foto Chez Michou.jpg

Chilenos e uruguaios, que marcam presença forte em Búzios nesse período, já deram tchau à Copa do Mundo... Mas os argentinos, que dominam a área, continuam vivos no Mundial, assim como a nossa seleção! Em homenagem aos times dos dois países que “dividem” o balneário em perfeita harmonia, o banco da creperia Chez Michou exibe uma bela pintura, reunindo as bandeiras de Brasil e Argentina. Quem sabe esse não será o duelo final da Copa das Copas, dia 13 de julho, no Maracanã? Boa sorte, Brasil!  

Sem glúten, zero açúcar!

comidabol1.jpg

De olho no público com restrições alimentares, o chef Danio Braga acrescentou novos pratos ao cardápio do Sollar Búzios. Entre as novidades, Hamburguer de quinoa real com espaguete de legumes (vegetariano e sem glúten) e Mousse de mascarpone diet com morangos (sem açúcar). Tem delícias para todo mundo na Orla Bardot! 

Salve São Pedro!

Igreja de Santana.jpg

Para homenagear o padroeiro dos pescadores, muita festa nos dias 27, 28 e 29 de junho. Na programação, missas, reza do terço, procissão... E arraiá com barraquinhas de comidas típicas, quadrilha e fogueira! O ponto alto da abertura promete ser a missa na linda capelinha de Sant’Anna. No dia seguinte, o morro da igreja ficará por conta das barraquinhas e das quadrilhas. O domingo começa com alvorada e repique dos sinos. Em seguida, procissão marítima e confraternização na Praça dos Pescadores, na Praia da Armação. Confira a programação: 
26 de junho (quinta-feira)
19h30 - Santa Missa na histórica Capela de Sant`Anna (Padroeira de Búzios)
20h30 - Cantina funcionado com comidas típicas
 
27 de junho (sexta-feira)
18h - Reza do Terço na histórica Capela de Sant`Anna (Padroeira de Búzios)
19h30 - Oração de São Pedro na histórica Capela de Sant`Anna (Padroeira de Búzios)
20h - Arraía no Morro da Igreja - Comidas típicas, Dança de Quadrilha e Fogueira
 
29 de junho (domingo) – Dia de São Pedro
6h - Alvorada com a banda e repique dos sinos, saindo da Rua da Brava em direção ao Morro da Igreja
9h - Corrida de bote a remo e confraternização dos pescadores
11h30 - Homenagem as Esposas dos pescadores de Búzios 
12h15 - Benção dos Pescadores
12h30 - Solene Procissão Marítima com a Imagem de São Pedro
13h - Almoço dos pescadores
19h - Santa Missa na histórica Capela de Sant`Anna (Padroeira de Búzios)

Sinos & azulejos

unnamed2.jpg

Búzios tem muitas peculiaridades. E os moradores do balneário, também! Uma delas é o hábito de usar sinos no lugar das tradicionais e estridentes campainhas das casas. Não há relatos de onde veio o costume, mas imagina-se que os simpáticos objetos sejam heranças de quando Búzios era apenas uma vila de pescadores.

E o charme não termina por aí. Os números de identificação das residências, normalmente feitos em ferro, aqui são moldados em singelos azulejos que, muitas vezes, ganham contornos, cores e molduras. São como mosaicos enfeitando as fachadas.

Morador de Búzios há oito anos, Gil Barros adotou o sino e o azulejo, decorado por ele mesmo. “Adotei o sino porque sempre gostei do estilo. Antes de ter minha casa, aluguei uma outra por dez anos para curtir os fins de semana e nela tinha um sino. Me apeguei!”, conta. Quanto ao azulejo, “aproveitei para testar as tintas de uma caneta própria para queimar no forno. Deu certo e o preguei no muro”, comemora.

Búzios Love

Na semana dos namorados, o balneário fica ainda mais romântico e charmoso! Tem peças de teatro gratuitas nas praças e no Porto da Barra, "casamentos" simbólicos na Capela Búzios Love e muitas promoções em pousadas, bares, restaurantes e lojas. Love is in the air!  

Programação:

12/06 - 22h - stand up "Nelson Freitas e Vocês", na praça Santos Dumont 
13/06 - 21h30 – peça "A História de Nós 2", com Alexandra Richer e Ernesto Piccolo, no Porto da Barra (R. José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – Manguinhos) 
14/06 - 22h - stand up "Marcos Veras", na praça Santos Dumont
15/06 - 21h - stand up "Mais que Dilmais", com Gustavo Mendes, na praça da Rasa
12 a 14/06 - “Casamentos” na capela Búzios Love – quinta, a partir das 20h; sexta e sábado, das 15h30 às 21h, na praça Santos Dumont

http://buzioslove.com.br/buzioslove/2014/

Vai ter Copa!

unnamed1.jpg

Bandeirinhas verdes e amarelas (e também vermelhas, azuis, brancas...) decoram ruas e praças de Búzios. Já os bares e restaurantes preparam TV´s, telões e promoções para os visitantes de todas as nacionalidades curtirem os jogos do Mundial, que vai de 12 de junho a 13 de julho. 


Fique por dentro das promoções:
Point consagrado nas Copas, a creperia Chez Michou, na Rua das Pedras, promete um festão nos dias das partidas do Brasil. Na decoração, bandeiras, quadros com imagens de Copas anteriores, totem para fotografia e um painel com todos os jogos, que será atualizado diariamente. Para acompanhar as partidas, 14 monitores estarão à disposição da torcida. E ninguém vai ficar com sede: a cerveja long neck sai a R$ 5. 

Nos intervalos, vídeos de jogos históricos do Mundial, sorteio de camisas e bandanas e brincadeiras comandadas pelos atendentes da casa. “As pessoas chegam com antecedência para conseguir um bom lugar. O ambiente é descontraído, familiar e conta com seguranças”, comenta Bárbara Brandan, gerente de Marketing do Grupo Chez Michou, que fará promoções também no restaurante Pátio Havana, que funciona em frente à creperia. Na bela casa, três TV´s estarão à disposição e, nos jogos do Brasil, a promoção será rodada dupla de cerveja. 

No Bar do Cinema (anexo ao Gran Cine Bardot, no Centro) a torcida vai brindar todos os dias! A cada gol da seleção, os clientes ganham uma rodada de caipirinha. “E para prestigiar os turistas argentinos, chilenos e uruguaios, a rodada se repete a cada gol dos times desses países”, enfatiza o gerente Hector Sirera. Para beliscar, a chef argentina Sonia Persiani caprichou na carta de petiscos. Entre as sugestões, bifinhos acebolado com farofa, ceviche de camarões e manga, berinjela em conserva com torradas de focaccia... perfeitos para acompanhar os duelos no telão do bar. 

Ainda no Centro, o restaurante italiano Primitivo, na Rua das Pedras, promete bombar não apenas nas partidas da seleção canarinho ou da squadra azzurra! Durante toda a Copa, um telão na parte interna vai transmitir os jogos a partir das 16h, com direito a promoção: quem pedir um baldinho com três garrafas de Therezópolis, pagará apenas duas.

E tem torcida também na Orla Bardot. No Sollar Búzios, o chef italiano Danio Braga criou menus especiais, de acordo com cada partida. No jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, serão servidos espetinhos de "kulen" (linguiça levemente picante) para beliscar, seguidos por mussaka de batata ou camarões salteados no azeite (entrada). Entre os pratos principais, risoto de lulas e presunto defumado ou "Pokolt" (cubos de carne) com páprica e champignons. Finalizando, "rozata" (creme caramel) ou strudel de maçã. O menu sai a R$140 por pessoa e inclui uma taça de espumante de boas vindas - e outras a cada gol do Brasil. Um telão irá transmitir todos os jogos ao vivo.

Já no Porto da Barra (Manguinhos), o mix de petiscos portugueses e brasileiros do Cais de Gaia prometem ser verdadeiros gols de placa durante as partidas. “Vamos jogar no esquema 4-4-2 e na nossa escalação tem azeitonas temperadas, bolinho de bacalhau, salada de polvo, patanisca de bacalhau, moela estufada, polvo frito, coração de galinha, batata frita, caldo verde, pica pau (carne com picles) e salada de bacalhau”, explica o gerente Joel Lucas. 

No vizinho Zuza, “a proposta é comemorar o Dia dos Namorados e assistir ao jogo do Brasil, simultaneamente. Vamos oferecer um menu especial para dois e espumantes com desconto”, reforça o chef da casa. A mesma linha de comemoração será seguida pelo bar Anexo (Orla Bardot e Porto da Barra): brindes duplos pela Copa e pelos namorados. De 12 a 15/06, quem comprar uma garrafa de chandon leva duas tacinhas coloridas – verde e amarela, claro! 
Vem brindar! Ops, torcer! 

Pare

Faixa pedestre vert - - Gracie Croce.jpg

Olha só que bacana, motorista! Em Búzios não tem sinal de trânsito, apenas faixas de pedestres. Vindo à cidade de carro para curtir as férias ou um final de semana, fique atento e colabore: ao avistar uma faixa, reduza para os caminhantes atravessarem – eles agradecem! Educação no trânsito é fundamental por aqui.

Quarta ou quinta?

Porto da Barra - Zuza - Anna Fischer.jpg

A saborosa comida de botequim toma conta do restaurante Zuza nas noites de quarta-feira, batizada de Quarta de Boteco. A partir das 20h, as comandas ganham petiscos como moelinha ao vinho tinto, caldo de ervilha, bolinho de feijoada, pastel de linguiça, croquete, escondidinho... O cardápio é diferente a cada semana, mas os acompanhamentos – cerveja e caipirinha – estão sempre em cartaz. E em promoção! Já nas noites de quinta-feira, a Enoquinta reúne vinhos e risotos a preço especiais. Todos os risotos do cardápio custam R$ 30 e, para acompanhar, sempre há opções de vinhos a partir de R$ 39. O Zuza fica no Porto da Barra, em Manguinhos.

+Posts anteriores