Blog de Buzios

Cidade Inteligente

Bike -  Tour Shop (mail Net- Jussandra).jpg

Por conta de sua fama internacional, Búzios foi escolhida para ser a primeira Cidade Inteligente da América Latina. O que isso significa? Que por aqui, com inovação, tecnologia e sustentabilidade, o balneário vem investindo em um novo modelo de gestão energética, apostando em tecnologias limpas, que preservam o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida dos moradores. O modelo já é aplicado em cidades da Espanha e Itália, como Barcelona e Gênova.

Lançado em 2012, o novo modelo inclui o uso de fontes renováveis, como energia eólica e solar. Em três escolas e na sede da APAE já foram instalados painéis solares, garantindo 30% de economia no consumo de energia elétrica em cada um deles. Em muitas residências, hotéis, pousadas e comércio em geral, a energia solar também já vem fazendo diferença quando o assunto é redução na conta de luz.
No Porto da Barra, complexo de lazer e de gastronomia em Manguinhos, a energia eólica funciona a todo vapor, com três equipamentos. Já nas ruas de Búzios, a iluminação pública com lâmpadas de LED e pontos de luz telecomandados, garantem mais economia e eficiência. A iluminação pode ser observada em pontos turísticos como Rua das Pedras e Orla Bardot.

Em fase de testes está o aquatáxi elétrico, que utiliza a tecnologia e os benefícios dos veículos movidos a eletricidade. O barco não emite gás carbônico (CO2), ruídos e é até cinco vezes mais econômico que os táxis aquáticos utilizados atualmente no município. A cidade já conta com alguns carros elétricos, que são abastecidos em um posto de recarga, utilizado também por bicicletas elétricas. Por falar nas bikes, elas vêm sendo utilizadas pela Guarda Municipal em suas rondas e também pela Secretaria de Saúde, nas ações de combate à dengue.

Também faz parte do modelo a rede wifi gratuita na Rua das Pedras, acessível a moradores e turistas, assim como o posto de coleta de lixo reciclável no Centro de Monitoramento e Pesquisa, instalado no Shopping Portal da Ferradura.

O objetivo da “Cidade Inteligente” é facilitar e incentivar os moradores de Búzios ao consumo consciente da energia e, consequentemente, na redução das emissões de gases poluentes, evitando desperdícios e preservando o meio ambiente. Para atingir as metas, foi criada uma rede de relacionamento envolvendo hotéis, pousadas, comércio, escolas e associações de moradores.

// Planeje sua viagem

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!