O que ver e fazer >

Rua das Pedras e Orla Bardot

Que rua é esta afinal?

"Imagine uma rua onde se pode encontrar os amigos, conversar calmamente, discutir profundamente, namorar gostosamente. Conhecer pessoas interessantes, ampliar seu círculo de amizades. Ou ainda onde se possa simplesmente apreciar o mundo desfilar. Onde as pessoas se sintam em liberdade e o tempo seja imperceptível.

Imagine uma rua em que se pode caminhar, ter o prazer de perambular e ver coisas bonitas, coloridas e mesmo inusitadas. Ouvir outros sotaques, estranhas línguas, músicas de vários estilos. Espairecer de uma semana atribulada, mudar de ares, procurar em paz a sua paz.

Imagine uma rua com uma ampla variedade de comércio, onde se possa apreciar galerias de arte, escolher coisas típicas e artesanato e desfrutar dos prazeres da mesa em restaurantes de verdade. Onde periodicamente acontecem festivais gastronômicos, de música e de cinema.

Imagine que essa rua tenha estilo, charme, inteligência, um certo ar internacional e brasileiro ao mesmo tempo. Que tenha um clima privilegiado. Que fique a beira-mar! Pois pare de imaginar. Isso existe, fica aqui em Búzios. É a Rua das Pedras. Dá pra acreditar?"

Texto por: Paulo Novaes 
Colaboração: Chez Michou

 

Estilo e charme de sobra

Ícone de Búzios, a Rua das Pedras é o retrato do glamour do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, a "passarela" reúne bares transados, restaurantes sofisticados, lojas de grife, pousadas, cafés, galerias de arte, sorveterias, boates...

O movimento é mínimo durante o dia, mas quando a noite cai e a iluminação amarelada toma conta da rua, o burburinho invade cada espaço. Depois da uma hora da manhã, o sobe-e-desce de jovens, gringos e casais pelo calçadão é incessante - não por acaso, as lojas funcionam até o começo da madrugada.

O espírito da Rua das Pedras se estende ainda rumo à Orla Bardot, praticamente uma continuação da via, porém acompanhada pela praia da Armação. Também por lá se espalham bares, lojas, sorveterias, pousadas e casas noturnas, além de alguns dos restaurantes mais sofisticados de Búzios.

O bucolismo também tem lugar na Orla Bardot, sempre colorida pelos barquinhos de pesca. Uma caminhada ao longo do calçadão, salpicado de decks de madeira, bancos e jardins, apresenta as esculturas de bronze de visitantes famosos como a atriz francesa Brigitte Bardot e o ex-presidente JK. Moradores e trabalhadores ilustres – os pescadores – também são homenageados ali, através de um belo monumento assinado pela artista Christina Motta.

Praças

Seguindo a Orla Bardot, chega-se à encantadora Praça dos Ossos, também com belas esculturas em bronze de Christina. Batizada de “Cena infantil”, a obra retrata duas crianças e um cachorrinho preto e branco, uma homenagem ao cão da artista, "Tango". Nos arredores da pracinha o comércio reúne restaurantes (japonês, argentino...), lojinhas de presentes e lanchonetes. A dica é pedir um sorvete, sentar nos bancos embaixo das árvores e curtir o ambiente sem pressa.

Já na agitada Praça Santos Dumont, acessível pela Travessa dos Pescadores (onde termina a Rua das Pedras e começa a Orla Bardot), o movimento é garantido pela feirinha de artesanato que acontece todos os dia ao anoitecer. Nas bancas, bijuterias, quadros, roupas e tapeçarias colorem o cenário. A praça também é palco para shows, apresentações artísticas e até exibição de filmes durante o Festival de Cinema. 

Estilo e charme de sobra
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10