Búzios On Line

Blog de Buzios
+ notícias na capa

Projeto Altinha em Búzios

Altinha.jpg

Para quem não sabe, “altinha” é um jogo praticado à beira-mar que reúne homens e mulheres, adultos e crianças. Como é preciso apenas uma bola de futebol, e no mínimo duas pessoas para a diversão começar, rapidamente a roda se forma.


A ideia é manter a bola - de futebol - sempre no alto, daí o nome do esporte. Vale qualquer movimento, como chutes, joelhadas e cabeçadas, só não pode tocar a bola com as mãos. Haja criatividade para não deixar a bola cair.


Uma das características mais legais do esporte é que não há competição entre os jogadores – pelo contrário: o espírito é de cooperação. A altinha vem dominando as praias do estado do Rio de Janeiro e a cada dia aumenta mais o número de praticantes. 


Para dar uma força para a turma interessada no esporte surgiu o Projeto Alta, que está chegando a Búzios. O projeto nasceu em Rio das Ostras, desenvolvido pelo ex-jogador profissional de futebol Rafael Zarour; pelo jogador profissional de Futvolei Victor Real; e pelo professor André Ribeiro, especialista na atividade. O objetivo é incentivar a prática de exercícios físicos de uma forma geral, tendo a altinha como “pano de fundo”. 

Em Búzios, a escolinha do projeto funciona no canto direito da praia de Geribá, com uma turma unissex às terças e quintas, das 8h às 9h30 (em breve, novos dias e horários). As aulas reúnem atividades funcionais – quase todas usando técnicas do esporte e bolas de futebol – e, ao fim, uma roda de altinha, claro!

Para quem quer conhecer a atividade, fazer aula experimental e saber os valores, basta ir à Geribá nos dias de atividades ou entrar em contato pelo facebook/projetoalta. 

Comentários