Blog de Buzios

A marcha dos pinguins

Pinguim Forno2 .jpg

No inverno, é bastante comum a presença de pinguim nas praias de Búzios, vindos da Patagônia. Muitos, porém, estão perdidos, debilitados e cansados por conta da longa viagem. Por serem mansinhos, banhistas e curiosos sempre se aglomeram para verem os animais de perto. Essa atitude, entretanto, estressa ainda mais os bichinhos. 
 
Saiba como agir ao encontrar um pinguim na praia, de acordo com as dicas do Ipram - Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos:
 
. O que eu devo fazer quando encontrar um pinguim:
Ligar para o Ibama - 0800-0260-2828 / (22)2648-0373
 
. O pinguim está nadando na praia
Caso o pinguim esteja nadando próximo à praia, fugindo das pessoas, nadando entre os barcos, ativo e esperto, não tente capturá-lo, deixe-o livre. Ele ainda está saudável, não necessita ser resgatado e você pode se ferir na tentativa. Ele só deve ser capturado em caso de encalhe. Afaste-se para permitir que ele venha para a praia caso esteja debilitado, do contrário, ele vai ficar com medo e não vai sair da água.
 
. O pinguim já foi capturado
Se o pinguim estiver fraco, boiando próximo aos banhistas, "capotando" nas ondas, sendo jogado contra as pedras, ou cansado na areia da praia, ele provavelmente será capturado por banhistas e curiosos. Guarde-o em uma caixa de papelão forrada com jornal ou pano, mantenha-o seco, aquecido e longe dos curiosos. Se possível, próximo a uma lâmpada incandescente para ajudar no aquecimento. Se esses cuidados não forem tomados, ele poderá morrer. Não o molhe, nem o coloque para nadar. Não tente alimentá-lo, não o manipule e não deixe que crianças encostem nele.
 
. Por que não devo colocá-lo no frio? 
Os pinguins são originários da Patagônia, no extremo sul do continente, e possuem temperatura corporal entre 38,5 e 41 ºC. Em nosso país, eles chegam cansados, desnutridos e com frio, pois esgotaram suas reservas energéticas. Caso sejam colocados em locais frios, podem morrer por hipotermia.
 
.Por que não devo molhar o pinguim? 
Porque ele perdeu a sua capacidade de isolamento térmico e impermeabilidade. Se o molhar, ele continuará encharcado e com frio, o que pode levá-lo à morte.
 
. O pinguim está com o corpo manchado por óleo
Use algum tecido para manipular o animal e não use luvas de borracha ou látex. Não deixe o óleo entrar em contato com sua pele e não tente removê-lo em hipótese alguma. Mantenha-o em ambiente seco, aguardando o resgate.
 
. Devo dar comida para o pinguim? 
Não. No primeiro contato eles costumam ter medo dos humanos, e a tentativa pode estressá-los ainda mais. Além disso os espinhos de um peixe mal posicionado ou de uma espécie errada pode lesionar a boca. Eles devem ser alimentados por uma equipe capacitada.
 
. Como devo transportar o pinguim? 
Quem for transportar o pinguim em algum veículo não deve colocá-lo no porta malas ou em compartimentos abafados, pois ele morrerá no calor excessivo. Transporte a ave como se transportasse uma criança, já que ele também precisa de ventilação e temperatura amenas. Leve-o de preferência dentro de uma caixa aberta, no banco dos passageiros. Transporte-o apenas se for a última opção, e em trajetos curtos, até entregar para alguma autoridade competente, pois é necessário ter uma licença específica para capturar e transportar animais selvagens.
 
. Para onde levar o pinguim? 
Informe aos órgãos ambientais locais sobre o encalhe do pinguim. Eles irão encaminhá-lo ao local apropriado e autorizado mais próximo ao seu município, ou irão acionar os responsáveis pelo recolhimento. É importante lembrar que o encalhe de pinguins mortos também pode ser comunicado aos órgãos oficiais, pois a análise desses dados colabora para a investigação do fenômeno.

// Planeje sua viagem

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!