Blog de Buzios

Al Mare

CIGALON RESTAURANT - Polvo em colchão de batatas cozidas - Ariel Chalom (3).jpg
No Cigalon, polvo é a estrela. Foto: Ariel Chalom


Entre os dias 10 e 26 de maio, Búzios será cenário da 1ª edição do Al Mare, festival gastronômico que terá como protagonistas os frutos do mar. Realizado pela Associação Comercial de Búzios, o evento contará com a participação dos principais restaurantes do circuito Centro, que abrange a Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias. 

Com o tema ‘Do Mar para a Mesa’, os restaurantes irão priorizar a gastronomia sustentável, valorizando os pescadores locais e utilizando em seus menus pescados frescos provenientes da região, como anchova, polvo, pargo, dourado pequeno, badejo, entre outros. Os pratos do festival terão preços que variam entre R$ 55,00 e R$ 130,00. 

A realização no mês de maio foi estratégica. O Al Mare acontecerá durante a famosa ‘Melhor Temporada’, período em que Búzios conta com clima ameno, dias ensolarados e mar de águas claras. 

O festival contará com 15 restaurantes participantes e os pratos especiais serão servidos no almoço e no jantar, de acordo com o funcionamento das casas.

Confira os restaurantes participantes e as delícias de cada um:

BAR DO ZÉ
Spaghetti ao scampi, molho de vinho branco, alho poró e tomates frescos

CIGALON
Polvo em colchão de batatas cozidas a baixa temperatura em caldo de peixe, creme ligeiro e sua espuma

ANEXO BAR
FEIJOADA DE FRUTOS DO MAR - Feijoada a base de feijão fradinho com Lula, camarão, polvo, mexilhão e peixe, guarnecida com arroz branco, couve crocante e farofa de dendê

RINCON MEDITERRÂNEO 
FRITTO MIXTO DEL MARE - Peixe, Lula e camarão empanados no Panko, acompanhados de batatas rústicas, salada fresca e alioli

TIERRA CHICA RESTO
SORRENTINOS DE FUNGHI E SALMÃO - Sorrentinos de funghi secchi, recheados de salmão e rúcula, ao molho de alho poró

PÁTIO HAVANA
POLVO "AL MARE" - Polvo grelhado em cama de vagem. acompanhado de  mil folhas de batata crocante, regado ao molho rosé de pimentão vermelho, demi glace de caldo de polvo e tomates cereja

ESTÂNCIA DON JUAN
CAMARÃO DON JUAN -  Camarão grelhado acompanhado de tagliatelli ao molho de mascarpone com suco de limão siciliano, alho poró e manjericão

BUDA
MAGNIFICA PAELLA DE FRUTOS DO MAR

ENU
TRIO DO MAR - Tataki de Atum com aioli de wasabi e crocante de gyosa. Lagosta grelhada com purê de mandioquinha, pesto de nirá e farofa de shitake. Polvo salteado, Bun coreano, batata baroa, creme de azeitona e gengibre confit

BARCELONETA
TALLARINE CASEIRO COM CAMARÃO E ABOBRINHA - Prato típico mediterrâneo com ingredientes frescos, camarão, abobrinha, pomodoro, vinho branco, alecrim, louro, sal e pimenta

BARBA AZUL 
Polvo, lulas, camarões grelhados no azeite com manjubinhas crocantes, purê de limão siciliano e alecrim, batatas bravas e molho de pimentos morrones defumados. Um prato sofisticado, que reúne sabores e aromas clássicos da cozinha mediterrânea com ingredientes frescos

NOI 
MIX DE FRUTOS DO MAR - Polvo, camarão, lula e peixe grelhados e servidos no abacaxi, acompanhados de linguini de pupunha

PINO
Risoto de camarão, queijo brie, aspargos e azeite trufado

MINEIRO GRILL 
Lagosta gratinada com risoto de aspargos frescos 

Atenção: animais silvestres na pista!

Quem visitar Búzios, vai reparar em novas placas de sinalização alertando sobre a presença de animais silvestres em alguns pontos da cidade. 

Bem-humoradas, as placas informam quais animais são encontrados em cada trecho e, solicitam a atenção dos passantes, principalmente dos motoristas, já que os bichos costumam cruzar algumas vias.

Na lagoa de Geribá, uma placa alerta sobre a presença de um bem nutrido jacaré, que de vez em quando, dá o ar de sua graça, caminhando nas margens e áreas próximas. 

No trevo da Ferradura, outra placa avisa sobre a presença de gambás, aves aquáticas, cobras e capivaras, além de jacarés, que costumam transitar entre a lagoa do Canto e as lagoas da Ferradura. A placa relembra a famosa imagem dos Beatles atravessando na faixa de pedestres.

Em breve,mais placas serão instaladas nos trechos com maior incidência de animais, como a lagoa da Usina, onde vive uma capivara. 

Animais silvestres fazem parte do ecossistema buziano, e é dever de moradores e visitantes respeitá-los e protegê-los!  

Páscoa animada!

O feriado da Semana Santa promete ser agitado em Búzios, tanto nas areias quanto nas águas. Em Geribá, um palco montado no canto direito receberá shows de artistas de quinta a sábado, a partir das 18h. Na programação, apresentações de Jota Quest (dia 18), Blitz (dia 19) e Tony Garrido (dia 20).

Já entre os dias 18 e 21 de abril, acontece o Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano. O evento ocorre paralelo ao Búzios Sailing Week, competição de velas tradicional no balneário. As provas de ambos os campeonatos acontecem na praia da Marina e a expectativa é de reunir os principais velejadores do país.

No dia 19, sexta-feira, uma procissão pelas ruas do Centro refaz a Paixão de Cristo. A Via Sacra tem início às 18h, na praça Santos Dumont, seguindo pela Orla Bardot até a Igreja de Sant’Anna, na praia dos Ossos. Cerca de 150 atores participam da emocionante encenação. 

Na areia, na rua ou na água, feliz Páscoa!

Búzios & Boa mesa!

Atenção, fãs da boa mesa! O calendário de eventos de Búzios, edição 2019, traz dois deliciosos programas que prometem encher os olhos e agradar o paladar dos gourmands. 

Em maio, entre os dias 10 e 26, acontece a primeira edição do Al Mare, festival de frutos do mar, reunindo alguns dos melhores restaurantes do balneário. O período coincide com o Dia das Mães – ótima desculpa para uma viagem a Búzios em pleno outono, quando os dias ganham uma luz espetacular!

Já em julho, o tradicional Festival Gastronômico de Búzios comemora sua maioridade! A festa completa 18 anos e promete agitar os finais de semana entre os dias 05 a 14. 

Programe-se e organize a agenda - não dá para perder nenhuma dessas maravilhas! 

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!