Blog de Buzios

Confira aqui notícias e novidades de Búzios

+ notícias na capa

Búzios entre os cinco destinos mais procurados para o verão

Forno 2 - Prefeitura.jpg

A Região dos Lagos segue na preferência dos turistas para a temporada de verão. No levantamento do Portal Turismo Consciente (Setur RJ), realizado em dezembro, Búzios aparece na quarta posição entre os cinco destinos mais buscados em todo o estado do Rio de Janeiro.  

E ficou mais fácil chegar lá, já que o balneário foi contemplado entre os destinos do projeto Verão Azul Conecta, da empresa sub-regional da Azul, com voos diários saindo dos aeroportos Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Confins (Belo Horizonte) direto para o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios.

Quem planeja viajar para a charmosa península será impactado por uma campanha da Associação Comercial e Industrial de Búzios (Aceb), que engloba toda estrutura de receptivo, incluindo taxis, embarcações, hotéis, comércio e restaurantes, reforçando os protocolos de prevenção contra a Covid com a mensagem “Por uma Búzios Segura”.

Destino escolhido, providência de prevenção tomadas, é hora de aproveitar as novidades da cidade mais querida da Região dos Lagos. Na beira da praia reinam os beach clubs, ótimas pedidas para relaxar, ouvir música, comer e beber, enquanto se aprecia o visual com segurança. 

O mais novo é o Aram Búzios, dentro do Clube Aretê, na praia da Marina. Por lá, a combinação reúne gastronomia, drinks, música e, em breve, esportes náuticos. Já na praia da Ferradura, o Insólito Hotel ganhou o Tawa Beach, com menu assinado por Pablo Oazen, vencedor do Master Chef Profissionais 2017. 

As novidades aportam também no centro da cidade, em plena Rua das Pedras. O clássico Chez Michou ampliou seu território e atravessou a rua. Todas as delícias do cardápio da creperia podem ser degustadas no Pátio Michou, com o plus da vista incrível da praia do Canto. Além dos crepes e do visual, a bela casa oferece pizzas, sanduíches, drinks e programação musical.  

Para quem busca roteiros mais integrados à natureza, as praias seguem liberadas para o lazer e as escunas, catamarãs e táxis aquáticos funcionam com a capacidade reduzida em 50%. 

Pôr-do-sol sem aglomeração
Uma das atrações do balneário é assistir ao pôr do sol em pontos tradicionais. Porém, em alguns points, é impossível manter o distanciamento seguro. Que tal, então, apreciar o espetáculo de dentro do mar, remando em uma canoa havaiana? Ou do alto da Serra das Emerências, depois de uma bela trilha? 

As propostas encantadoras são da Elite Vaa e da Cactus Experiências, respectivamente. As aulas e os passeios de canoa, até então oferecidos somente pela manhã, ganharam um horário especial no verão. E o melhor: com direito a mergulhos e a companhia de tartarugas. O ponto de saída é o Porto da Barra e as remadas duram, em média, uma hora.

Já quem prefere subir as Emerências – ponto mais alto de Búzios, a 160 metros de altitude e protegido pelo Parque Estadual da Costa do Sol - ganha de presente uma vista incrível das praias de Tucuns, Geribá e Peró (Cabo Frio).

Tartarugas de volta
Impossível passear em alguma praia de Búzios e não observar as tartarugas. Elas estão aglomeradas por toda a parte, fazendo graça para quem as aprecia do píer do Centro, em um passeio de caiaque na Ferradurinha ou nos mergulhos nas ilhas ao redor.

De barco e equipado com cilindro e nadadeiras, é possível conhecer o Santuário das Tartarugas, como é chamada a Ilha de Âncoras, repleta de tartarugas gigantes. Ao longo do mergulho, surgem ainda arraias e cardumes de peixes das mais variadas cores e espécies. “A visibilidade média em Búzios é de 12 metros, podendo chegar a incríveis 25 metros no verão. Temos uma vida marinha local riquíssima, com sargentinhos, frades, ciliares, agulhas...Durante a navegação, por ser rota de passagem, não é raro vermos peixe-lua, golfinhos e até mesmo baleias”, comenta Duda Franco, diretora comercial da agência Love4Dive

Outros excelentes pontos para a prática da atividade são as ilhas de Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes. “Nossa operação é 100% focada na conscientização ambiental, indo além de um mergulho recreativo. Queremos que o mergulhador entenda o papel de cada animal, coral e até mesmo dos pescadores na nossa região. É preciso conhecer para preservar”, finaliza Duda.

Se Búzios está no seu roteiro, não deixe de conferir estas informações:  

. Proibida a realização de eventos públicos e privados na cidade: festas, shows e eventos privados com a cobrança de ingressos.
. O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos (incluindo as praias, que estão liberadas) e privados de acesso ao público. A multa para quem infringir a regra é de R$ 700.
. Hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem podem trabalhar com 50% de sua capacidade máxima nos dias úteis e com 70% da capacidade aos sábados, domingos e feriados. Encontre hotéis e pousadas em Búzios aqui.  
. Para ter acesso ao município e passar pelas barreiras sanitárias que se encontram nas entradas da cidade, o visitante deve apresentar o QRCode emitido pelos estabelecimentos comerciais e meios de hospedagem. 
. Restaurantes, bares, supermercados, mercados e quiosques de praia podem abrir, mas devem operar com a redução de 50% de sua capacidade máxima. 
. Escunas, catamarãs e táxis aquáticos, assim como veículos de cooperativas municipais e veículos de transporte intermunicipal, também deverão funcionar com a capacidade reduzida em 50%. 
. Em todos os locais deverá ser disponibilizado álcool 70% para clientes e mantido o distanciamento social.




// Planeje sua viagem

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!