Blog de Buzios

Canoa Havaiana

IMG-20190515-WA0009.jpg
Evento deve reunir cerca de 700 atletas

A praia da Marina será o cenário da primeira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana (Va’a), que acontece dia 19 de maio (domingo), a partir das 8h30. 

Mais de 700 atletas são esperados para a prova, realizada pela primeira vez em Búzios, e que promete ser uma grande festa – o balneário abriga, hoje, cinco clubes de canoa havaiana. 

No domingo, a modalidade em disputa é a OC6, reunindo as seguintes categorias: Master 60, Master 50, Master 40 e Open, divididas em masculino, feminino e mista. Já as categorias Estreante e Júnior serão divididas em masculino e feminino.  

E as atrações na ficam restritas ao mar: antes da prova (8h), voluntários  realizam a limpeza da praia e, durante todo o evento, uma área reunirá food trucks, espaço Kids e mini shopping com marcas relacionadas ao esporte. 

A premiação acontece às 17h30, com show da banda Surf City. Programão!

Na onda delas!

Todos os domingos, o sexo feminino domina as ondas da praia de Geribá! Graças ao projeto Na Onda Delas, uma turma cada vez maior de mulheres maduras encara o desafio de subir em uma prancha de surf e sentir a emoção do esporte.

Gratuitas e comandadas por professores voluntários, as aulas acontecem todos os domingos, às 14h, em uma tenda da Cyclone montada no meio da praia. Para se inscrever, basta ir ao local no dia e horário da aula. Não é preciso saber surfar - o projeto é voltado para iniciantes - e nem ter prancha (os equipamentos podem ser alugados no local, a R$ 10).

A cada seis meses acontece um “Surf Treino”, uma espécie de campeonato – que, na verdade, é uma grande festa de confraternização e celebração, onde todas as participantes ganham medalhas.
    

Páscoa animada!

O feriado da Semana Santa promete ser agitado em Búzios, tanto nas areias quanto nas águas. Em Geribá, um palco montado no canto direito receberá shows de artistas de quinta a sábado, a partir das 18h. Na programação, apresentações de Jota Quest (dia 18), Blitz (dia 19) e Tony Garrido (dia 20).

Já entre os dias 18 e 21 de abril, acontece o Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano. O evento ocorre paralelo ao Búzios Sailing Week, competição de velas tradicional no balneário. As provas de ambos os campeonatos acontecem na praia da Marina e a expectativa é de reunir os principais velejadores do país.

No dia 19, sexta-feira, uma procissão pelas ruas do Centro refaz a Paixão de Cristo. A Via Sacra tem início às 18h, na praça Santos Dumont, seguindo pela Orla Bardot até a Igreja de Sant’Anna, na praia dos Ossos. Cerca de 150 atores participam da emocionante encenação. 

Na areia, na rua ou na água, feliz Páscoa!

Swim & Run

Uma corrida inédita no Brasil terá as belezas de Búzios como cenário. A SwimRun acontece dia 30 de março (sábado), às 8h, com largada e chegada no Fishbone, na praia de Geribá. 

No esporte de resistência que mistura trechos de corrida com natação, sem que haja nenhuma transição entre eles, os competidores poderão escolher entre o percurso de 10 km (atletas iniciantes e amadores / Solo) e o de 24 km (profissionais / Solo e Duplas), passando por 17 praias no total – entre elas, as belíssimas Ferradurinha e Amores. 

No caminho, água, areia, trilhas e pedras tornam o desafio ainda mais emocionante. 

A modalidade teve origem há pouco mais de dez anos, na Suécia, e exige que os atletas usem sempre tênis e palmares para correr e nadar. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui

Meia Maratona de Búzios

Para celebrar a chegada do outono, uma Meia Maratona movimenta alguns dos cartões-postais de Búzios no dia 24 de março (domingo). Além da prova tradicional, de 21 km, há também opções de 10km e 5km em meio aos belos cenários da península, como Orla Bardot, mirante de João Fernandes e praia Brava. 

Nos rústicos percursos estão incluídos, ainda, trilhas, morros e pisos variados. As largadas acontecem na Rua das Pedras, em frente ao Chez Michou, no centro de Búzios, a partir das 7h.  A chegada e a premiação também acontecem na creperia.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui. Boa sorte aos corredores!


Passeio de Quadriciclo

Mais uma novidade aportou na península com o verão! São os passeios de quadriciclo, que passam por praias e mirantes, revelando outros ângulos de Búzios.

Os tours guiados saem diariamente da praia de João Fernandes, passando por vários pontos altos (em ambos os sentidos!) do balneário, com direito a vistas privilegiadas da região. O passeio inclui paradas em algumas praias para fotos e também na praia escolhida pelo cliente para dar um mergulho.
No roteiro estão: Mirante da Brava, praias do Forno e da Foca, Canto da Lagoa, Mirante do Forno e Mirante da Ferradura. As atrações são exploradas durante o passeio, que dura cerca de 1h15min. 

E mais: o roteiro especial “Pôr do Sol“ inclui um músico com saxofone ou gaita para acompanhar o espetáculo do entardecer em Búzios.

Cada veículo transporta duas pessoas (o cliente e seu garupa) e, antes da saída, é feito um treinamento. Todos os itens de segurança e água estão incluídos nos passeios.

Em ritmo de verão!

Lancha, saveiro, catamarã, barquinho de pescador... são muitas as opções na hora de explorar o mar de Búzios! Os passeios de barco apresentam algumas das mais belas praias e ilhas da península, como Azeda, João Fernandes e Tartaruga. E ainda tem a Ilha Feia, com rica vida marinha.

 

Os passeios saem do píer, ao lado da Rua das Pedras, no Centro, e duram cerca de três horas, com refrescantes paradas para mergulho. Gostou? Saiba tudo clicando aqui

 

 

Retratos da natureza

Em tempos de suculentas e cactos tomando conta dos jardins e da decoração no interior das casas, Búzios tira onda! Um cacto conhecido como cabeça-branca (Pilosocereus ulei), que atinge altura média de sete metros, é restrito no mundo à Região dos Lagos, em especial, às paisagens buzianas.

 

O valor desse tipo de vegetação é reconhecido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como Centro de Diversidade Vegetal, título dado a raros pontos do mundo com alto grau de endemismo, preservando espécies raras e ameaçadas.

 

Beleza da caatinga fluminense, típico de clima semiárido, os cactos gigantes preenchem os cenários de Búzios, em especial à beira-mar.

 

E há quem use a vegetação de modo sustentável. Numa terra onde grande parte do povo vive do mar, comer o fruto do cacto, chamado cardo, é comum entre os pescadores. Para quem pretender apenas observar as plantas, as mesmas florescem no outono e frutificam no inverno. Aproveite para caminhar pelas trilhas que ligam as lindas praias da região para ver os cabeças-brancas de perto!

 

 

Rei de Búzios 2018

O fim de semana dos dias 10 e 11/11 será de coroação dos Reis e Rainhas de Búzios! Esse será o título dos vencedores das provas de stand up paddle (SUP), canoa havaiana e natação, que reúnem atletas de todo o Brasil e que compartilham o desafio de remar e nadar nos lindos cenários da península.

No sábado pela manhã, os atletas de Canoa e SUP profissional enfrentarão o tradicional desafio de dar a volta completa na península, saindo da praia de Geribá e chegando em Manguinhos, no Búzios Vela Clube, somando 16km de muita emoção e belezas naturais.

Já o percurso amador de SUP, também no sábado de manhã, terá início na praia de João Fernandes com chegada no Clube de Vela, num percurso de 6km em águas cristalinas.

A novidade da edição é a inclusão de uma modalidade que muitos atletas já vinham pedindo há anos: a natação, que será realizada na manhã de domingo, dia 11 de novembro.

Mantendo a característica do Rei de Búzios, a natação seguirá o formato de travessia, onde os profissionais sairão da praia da Tartaruga, totalizando 3km, e os amadores sairão da praia Rasa, somando 1,5km, todos chegando no Clube de Vela, sede do evento.

Enquanto os competidores disputam o título de Rei de Búzios, diversas atividades acontecem no Búzios Vela Clube, ponto de chegada dos remadores, que estará aberto ao público. Entre elas, campeonatos de Big SUP (quatro remadores em uma prancha), SUP Dog (remador e cão de estimação), Paddleboard Challenge (competidores remam deitados, com os próprios braços), além de DJ, lojinhas, hamburgueria e cervejaria.

O espaço estará aberto das 10h às 18h (horário da premiação).

Informações: (21) 99758-6356

XC Run Búzios

Xrun.jpg

As belas paisagens de Búzios são cenário para a décima edição da corrida, que acontece no dia 20 de outubro (sábado). São 42 quilômetros percorrendo terrenos variados - paralelepípedo, trilha, areia fofa, areia dura e estrada de terra.

 

A largada (7h) e a chegada (15h) acontecem na Rua das Pedras e o percurso passa por vários cartões-postais como a Orla Bardot e as praias dos Ossos, João Fernandes, Ferradura, Geribá, Tucuns, Rasa e Tartaruga.

 

A maratona pode ser disputada nas categorias individual e revezamento (duplas e quartetos).  A premiação está marcada para às 17h, no Chez Michou. Boa sorte!

 

+Posts anteriores

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!