Búzios On Line

Prestes a completar 50 anos (2015), o artista plástico Sérgio Soares brinda seu talento, seu trabalho e seu estilo de vida. Nascido em Búzios, neto de pescador e integrante de uma família de carpinteiros, “Dido”, como é conhecido, vive de sua arte há 20 anos - com direito a surfar sempre que o mar cresce.

Impossível não apreciar suas obras ao passar em frente à loja Art in Surf e também em sua loja própria (que funciona ainda como ateliê de pintura), ambas no Porto da Barra, na praia de Manguinhos. São bandejas, quadros, mesas, cadeiras, luminárias, bancos, remos de stand up paddle, sofás, pranchas, estantes, espelhos... tudo feito com pedaços de barco e inspirado na vida praiana. “O barco é minha matéria-prima. Costumo ir a Saquarema, Rio das Ostras... em busca de canoas para comprar, desmontar e criar minhas peças”, explica Sérgio.

Com 14 anos, o artista começou a trabalhar com artesanato. “Sempre tive muita habilidade com as mãos e rapidamente comecei a fazer bijuterias. Em seguida, aprendi as técnicas de carpintaria naval com uma família que fazia barcos aqui em Búzios. Aprendi a usar os materiais e equipamentos específicos”.

E assim o artista criou seu estilo e passou a transformar barcos em arte – única e exclusiva. Entre suas obras está uma bela poltrona, que ele não vende. “Essa eu fiz com a proa de uma canoa que trouxe de Saquarema. Todos os meus amigos queriam comprar. Como nenhuma peça é igual a outra, eu não teria como fazer várias. Para não dar briga, disse que ficaria aqui na loja. Sempre que quiserem sentar nela, é só chegar”, brinca.

Buscar as matérias-primas, aliás, também exige muita sensibilidade. “Encontrar o material é fácil, difícil é arrematar as peças rapidamente. Normalmente, fico uns três dias conversando com os pescadores antigos, escutando os muitos casos passados com aquela embarcação, até eles finalizarem a venda”, conta. Histórias, aliás, não faltam na vida de Sérgio. Durante a visita à loja, ele sempre conta alguma relativa aos tempos em que Búzios era distrito, à sua infância e às suas amizades de longa data.

E se os barcos são seus instrumentos de trabalho, o surf é seu combustível. “Minha inspiração vem do mar. Nos dias em que não surfo, não rendo quase nada. Faço coisas aqui, outras ali... mas não consigo dar forma”, explica o surfista que pega ondas em Geribá e em picos escondidos na praia Rasa.

As peças de Sérgio decoram muitas casas de Búzios, além de pousadas e restaurantes. Mas também estão em residências no Rio, em São Paulo, em Roraima...  e até fora do país. Parceiro da marca Art in Surf, suas obras podem ser conferidas nas lojas do Rio, São Paulo, Santos e Porto Alegre.

Atelier Espaço Aberto

Porto da Barra, Loja 22 - Manguinhos

Tel: (22) 2623-3735

 

Já esteve lá? Conte o que achou.