Búzios On Line

 
Anterior
Próxima

Quando você estiver passeando por Búzios e avistar uma árvore com pequenas frutas bem vermelhinhas, pode colher! São as pimentas aroeiras, nativas da região. Além de enfeitarem a paisagem, são perfeitas para fazer molhos e temperar peixes e carnes. Na culinária francesa, onde é muito apreciada, é conhecida como poivre-rose, a pimenta rosa.

Aromáticas, oleosas e de sabor levemente apimentado, a aroeira pode ser usada em forma de grãos inteiros ou moídos. E ela deixa qualquer prato, salgado ou doce, lindo por causa de sua cor ou de sua “ornamentação” na hora de servir. A especiaria também confere charme a alguns drinks – experimente misturar gengibre, vodca, açúcar e pimenta rosa. Garanto que não vai se arrepender!

A aroeira também faz bem para a saúde: por ser uma planta com muito fenol, significa que tem ação antibacteriana e fungicida, tendo amplo uso na fitoterapia. Suas cascas e folhas são usadas na confecção de medicamentos.

A frutificação da árvore acontece entre janeiro e julho – ou seja, as ruas de Búzios estão todas enfeitadas de aroeira! Quer uma receitinha fácil? Anote aí uma opção de entrada com queijo Minas, redução de aceto balsâmico e pimenta rosa.

Para a redução de aceto balsâmico, use cinco colheres de sopa e deixe no fogo por três minutos para o líquido perder um pouco do vinagre. Depois, é só jogar por cima do queijo e das pimentinhas e abrir a cerveja!

Quer um prato mais elaborado? Então, entre aqui e saiba como fazer um delicioso molho de queijo com pimenta rosa para incrementar a macarronada de domingo!  

http://blogdopeco.blogspot.com.br/2011/08/pimenta-rosa-e-semente-de-aroeira.html

 

Já esteve lá? Conte o que achou.