Búzios On Line

Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós

Maria Desatadora de Nós é uma das mais antigas devoções de Nossa Senhora, uma vez que começou na Alemanha, em 1700, quando foi encontrado um quadro milagroso inspirado em uma meditação de Santo Irineu, retratando a Virgem. Posteriormente, foi colocado na Igreja de S.Peter am Perlack, em Augsburg. Os milagres espalharam-se pela Europa e Argentina, entretanto, os santuários limitavam-se apenas a um altar dedicado a Ela. A capela da cidade de Búzios foi erguida e dedicada exclusivamente à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, diferente de outras igrejas no Brasil e no mundo.

A capela, em Geribá, foi construída graças à devoção de Isis Penido, que arcou com todas as despesas para ver seu sonho realizado. O terreno foi cedido pelo pároco de Sant'Anna e Santa Rita, Padre Ricardo Whyte. As obras tiveram início em 12 de março de 2001 e a inauguração aconteceu no dia 8 de setembro do mesmo ano.

"A pequena grande obra de arte," como a apelidou Isis, recebeu a Benção Apostólica de Sua Santidade Papa João Paulo II. Um detalhe interessante é o uso de cadeiras - ao invés de bancos – são 33, em homenagem à idade de Cristo.

As missas acontecem aos domingos, ao meio-dia (na igreja de Sant'Ana, na praia dos Ossos, as missas acontecem aos sábados, às 20h).

Serviço:

Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3.333 - Geribá
Tel.: (22)2623-6530
Funcionamento: aberta para visitas diariamente, das 9h às 20h
Missa: domingo, meio-dia

Ficha técnica da Capela

Artistas que participaram da construção:
. Andréa Andrade: arquiteta responsável
. Lucy Sá Peixoto: curadora
. Mário Borriello: decorador
. Hugo Desmaziéres: pintor (painel no exterior da capela)
. Hildebrando Lima: escultor (anjos da entrada em tamanho natural, Cristo, Espírito Santo e porta pedidos em resimármore)
. João do Nó: responsável pelos acabamentos com tramas e nós
. Sérgio Martinolli: escultor (tríptico de Nossa Senhora atrás do altar, de 2,40m de altura)
. Santos Sobrinho: escultor (madona em vidro no veleiro - local onde se acendem as velas)
. Cláudia Márcia Miranda: artista plástica (pátinas do portão e portas da capela)
. Sá Peixoto Júnior: escultor (co-autor da madona - a peça foi iniciada por seu pai, José de Sá Peixoto)
* Os artistas doaram seus trabalhos em homenagem à Virgem Maria

A construção da Capela

Por Isis Penido

Em 1997, coordenando mais uma carreata em homenagem a Ela no Rio de Janeiro, cidade onde resido, participei, com o padre Navarro e amigas, da confecção de um grandioso terço de cerca de 20 metros que subiria aos céus, levado por balões de gás. Tive então a ideia de construir uma capela aonde o terço caísse.

O terço caiu numa praia chamada Mauá, município de Magé no Estado do Rio de Janeiro. Estivemos lá, meu marido, eu e alguns amigos, várias vezes. Tentamos tudo para comprar um terreno e realizar o sonho, sem sucesso. Dom Vaz, Bispo de Petrópolis, até celebrou missa no local. Confesso que não entendia a dificuldade, pois meu sonho era tão bonito e eu tinha tudo para realizá-lo. Entreguei meu desejo nas mãos Dela, pois aprendi com Dom Rafael Llano Cifuentes que "Deus sabe mais".

Em janeiro de 2001, como de hábito, estávamos em Búzios, onde temos casa. Num domingo, após a missa das 20h na igreja de Santa Rita de Cássia, fui falar com o pároco, padre Ricardo Whyte, a fim de pedir sua permissão para construir um altar em homenagem à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, de quem sou devota e que tem me concedido muitas graças. Qual não foi meu espanto quando ele, não só permitiu, como perguntou se, ao invés de um altar, eu não preferiria construir uma capela. Fiquei atônita, e só me lembrava da frase: "Deus sabe mais"...

Padre Ricardo me mostrou a área lateral da igreja e disse que ali poderia erguer a capela. Senti que aquele era o lugar que Ela queria e imediatamente comecei os preparativos, sempre com o apoio do Padre Ricardo. Uma amiga arquiteta, Andréa Andrade, se ofereceu para criar o projeto; convidei Lucy Sá Peixoto para ser curadora, pois queria o melhor para Nossa Senhora. Lucy não só aceitou como doou uma Madonna (Nossa Senhora Desatadora dos Nós) de seu falecido marido, o escultor José de Sá Peixoto.

Convidou então, Sergio Martinolli, Hildebrando Lima e Mario Borriello que, imediatamente se integraram ao grupo. Hugo Desmazières, Santos Sobrinho, João do Nó, Claudia Miranda também aceitaram meu convite e colaboraram com sua arte. Uma amiga, Valquíria Young, doou azulejos pintados à mão retratando Nossa Senhora e Santa Rita, para o pórtico de entrada.

A obra começou no dia 12 de março de 2001 e foi inaugurada, com a presença de várias autoridades e quatro mil, pessoas no dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, 8 de setembro do mesmo ano. Recebemos de Roma a Benção Apostólica de Sua Santidade, o Papa João Paulo II e constatamos durante a construção que esta é a primeira capela do mundo construída e inteiramente dedicada a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pois não possui outros Santos, apenas Ela retratada de várias formas.

Desde a aparição do milagroso quadro, em Augsburg, Alemanha, no ano de 1700, existem altares em Sua homenagem na Europa, Argentina e no Brasil. Na Áustria, existe uma igrejinha linda, porém, com outros santos também. Mais de 150 mil pessoas já visitaram a capela, colocaram os seus pedidos e os ex-votos recebidos são em número significativo provando o poder de Nossa Senhora. Espero que outras pessoas construam Capelas ou Igrejas

Sobre Isis Penido

Isis Penido, advogada, é Chanceler da Pontifica Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, que tem como Grão-Prior no Brasil Sua Eminência Reverendíssima, Dom Filippo Santoro.

De família religiosa, durante toda sua vida esteve envolvida em trabalhos assistenciais. Dedicada, é membro do "Theresian World Ministry", já ministrou aulas de catequese e grupos de orações, além de ter participado do comitê organizador da vinda do Papa João Paulo II ao Brasil. Seu marido, Paulo Penido, participou da construção da Basílica Nova de Aparecida do Norte, onde seus filhos foram batizados e crismados por Dom Geraldo Penido, Arcebispo da cidade na época e primo do casal.

Sua neta, Maria Theresa, foi a única criança brasileira escolhida para o Batismo do Jubileu em Roma. Foi batizada pelo Papa João Paulo II, na Capela Sistina, em Roma, no dia 9 de janeiro de 2000. A fé de Isis vem de família, o que ela agradece aos seus pais, principalmente a devoção à Nossa Senhora. O envolvimento com a igreja e as muitas graças recebidas a inspiraram nesta empreitada de sucesso, que foi a construção da Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós e que na verdade é um grande presente para a comunidade católica mundial, tanto religioso quanto cultural, devido às obras de arte nela reunidas.

Já esteve lá? Conte o que achou.
Veja outras atividades e atrações em Búzios

// Dicas de lá //

  Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós (3 dicas)
Veja abaixo dicas de quem já foi
VEJA TAMBÉM DICAS DE:

"A Capela mais Formosa"

Durval Heniques de Souza , 67 anos esteve lá em Jul/2017 foi sozinho

Satisfação:

Estive na capela em junho deste ano ( 2017).
Fiz um pedido cujo fora alcançado. Estou indo amanhã sábado cumprir e agradecer a graça alcançada.
Toda oportunidade que tiver de hoje em diante irei a capela agradecer!!!
Salve nossa senhora desatadora de nós.



Essa dica foi útil para você? Pouco Útil Útil Muito Útil

"Minha fé renovada.."

Maria Helena Alves , 65 anos esteve lá em Mar/2014 foi com amigos

Satisfação:

Adoro viajar de navio... em uma dasviagensparamos em Búzios. Conheci a capela da Nossa Sra Desatadora dos nós .. desde então ela vem desatando todos os meus nós ...que não são poucos...quando la estiver não deixem de conhecer a Capela e Maria....Ela é maravilhosa. Eu a Amo. 











Essa dica foi útil para você? Pouco Útil Útil Muito Útil

"Maravilhoso!!!!"

Marco Antonio , 44 anos esteve lá em Set/2013 foi com a família

Satisfação:

Conheci a Capela de N. S. desatadora de Nós há alguns anos e recomendo a todos a visitarem e pedir a intercessão de nossa Mãe. Ela como sempre está pronta a nos ajudar intercedendo junto ao Pai por nós.

Essa dica foi útil para você? Pouco Útil Útil Muito Útil