Anterior
Próxima
Máscara e snorkel sao ítens indispensáveis no balneário
Foto: Editoria Búzios On Line / Anna Fischer // ENVIE SUAS FOTOS
Águas cristalinas formam verdadeiras piscinas

O conjunto formado pelas águas cristalinas e a diversificada vida marinha faz de Búzios um verdadeiro aquário. A temperatura média debaixo d'água gira em torno dos 22 graus, enquanto a visibilidade é de cerca de dez metros (no verão chega a 25 metros)- condições perfeitas para mergulhadores iniciantes e veteranos apreciarem as belezas escondidas no fundo do mar.

Perto da orla, os melhores pontos para a prática do mergulho livre (snorkeling) são os costões das praias de João Fernandes, João Fernandinho, do Forno, Azeda e Azedinha, com pouca profundidade. Em João Fernandes há aluguel de máscaras e de snorkel.

Para o mergulho autônomo (com o uso de cilindros), um dos locais mais indicados é a Ilha da Âncora, a seis milhas da costa - cerca meia hora de lancha -, onde a visibilidade média é de 12 metros, podendo chegar a 25 metros no verão. A ilha oferece abrigo dos ventos e correntezas durante quase todo o ano, o que garante águas transparentes – a exceção fica para o mês de maio, quando os ventos são mais fortes e a visibilidade pode ser afetada. Outros pontos bastante procurados são as ilhas Gravatás, Filhote e Ilha Feia.

Toda a costa buziana é rica em vida marinha – um dos motivos é o fenômeno da ressurgência, a presença das correntes oceânicas geladas vindas da Antártica e que trazem ricos nutrientes. Atrás deles chegam peixes grandes como a garoupa, o mero e a arraia gigante. Frades, anchovas, barracudas e até tartarugas verdes também podem ser avistadas, além de muitos corais.

Outro local também bastante procurado para a prática do esporte é a cidade vizinha de Arraial do Cabo (a cerca de 30 minutos de carro de Búzios). As praias da cidade estão entre as melhores do país para mergulhar.

Aluguel de snorkel é comum em diversas praias

Nunca mergulhou? Que tal ser batizado em Búzios?  

 O “batismo” é indicado para quem nunca fez um curso de mergulho, mas que pretende apreciar o fundo do mar mesmo assim, com segurança. Trata-se de uma aula teórica de 15 minutos, a bordo da própria embarcação ou na praia, seguida de adaptação ao equipamento autônomo na superfície. Em seguida, é feito o mergulho, que dura cerca de 40 minutos e a profundidade gira em torno dos 15 metros. Durante toda a atividade, o instrutor orienta e acompanha o iniciante. O equipamento é composto por roupa de neoprene, cilindro, colete, máscara e pés-de-pato.

Como mergulhar/Quem procurar  

Operadoras locais de mergulho oferecem batismos, cursos para iniciantes e atividades para os avançados. As saídas são diárias em embarcações próprias - equipadas com todos os itens de segurança - e levam aos melhores pontos de mergulho de Búzios ou Arraial do Cabo. As empresas também alugam e vendem equipamentos em geral.

Serviço:

P & P - Tel: (22) 2623-1796 /  7815-9505

Scubasail Adventure - Tel: (22) 9-9293-2856 / 9-9279-9675 

Búzios Divers - (22) 2623-0670 / (22) 9-9819-0446

Azul Profundo - Tel: (22) 2623-2192

Já esteve lá? Conte o que achou.
Veja outras atividades e atrações em Búzios