Anterior
Próxima

Escondida entre as praias da Foca e da Ferradura e acessível por uma pequena trilha (500 metros), fica a Ponta da Lagoinha, chamada por estudiosos de Himalaia Brasileiro. O codinome vem do fato de que a formação geológica, data de 600 milhões de anos, está cercada por rochas escarpadas em camadas paralelas numa inclinação de 20 graus, fato geológico – e lindo - característico do Himalaia.

A beleza natural da paisagem impressiona: espetaculares formações rochosas com pequenas piscinas naturais de águas cristalinas. A dica é ir na maré baixa, para explorar e apreciar o cenário, envolto ainda pela vegetação nativa e típica do litoral, repleta de cactos de cabeça branca. Mas atenção: há muitos ouriços nas pedras e, na maré alta, as ondas ficam gigantescas. É bom ficar atento na hora do banho.

Por não ser muito conhecida, a Ponta da Lagoinha é um local tranquilo até mesmo na alta temporada, sendo um ponto perfeito apreciar o pôr do sol, o amanhecer e o nascer da lua cheia. De lá também se tem uma linda vista da praia do Forno e das ilhas Âncora, Gravatás e Ilhotes.

É tão grande a importância geológica da área – e de sua preservação - que, em 2003, o governo do Estado do Rio de Janeiro tombou a ponta e seus costões rochosos. Uma placa explicativa no local informa sobre as formações e suas curiosidades, entre elas, a ação das ondas e das marés para esculpir o granito.

O acesso é feito pela primeira entrada à esquerda após a praia da Foca (vindo da praia do Forno). Vindo da praia da Ferradura, a ponta fica logo após à pousada Pedra da Laguna. Não há sinalização, apenas uma pequena placa. A dica é estacionar o carro em frente à pousada, onde há um pequeno lago com gansos. Passeios turísticos e city tours também levam ao local. 

Já esteve lá? Conte o que achou.
Veja outras atividades e atrações em Búzios

// Dicas de lá //

  Ponta da Lagoinha (1 dicas)
Veja abaixo dicas de quem já foi
VEJA TAMBÉM DICAS DE:

"Você NÃO pode deixar de ir!"

Francisco , 24 anos esteve lá em Jan/2017 foi com a família

Satisfação:

A praia é incrível! A coisa mais bonita que já vi! Dica: Suba na pedra enorme que fica a direita (assim que entrar na praia pela trilha) para ver as ondas batendo nas pedras e fazendo um show. Não deixe de ir nessa praia, voc~e vai gosta!!!!



Essa dica foi útil para você? Pouco Útil Útil Muito Útil