Blog de Buzios

Confira aqui notícias e novidades de Búzios

É tempo de surf!

_MG_48343.jpg

As boas ondas que estão rolando na região estão atraindo a turma do surf! Diariamente, a praia de Geribá está tomada de pranchas e, dentro do mar - em especial no canto direito - o espetáculo está lindo! 

Quem não domina a arte de se equilibrar no pranchão ou na pranchinha, há várias escolas espalhadas pela areia - no meio da praia - com aulas para crianças e adultos.

Mas se surfar não é a sua onda, siga para o canto esquerdo, normalmente sem ondas e perfeito para um mergulho relaxante. Por ali, é possível alugar caiaque e stand-up paddle para observas as muitas tartarugas que estão sempre na área! 

Ah, o outono!

Anexo Praia - MARACUJACK - Berg Silva2.jpg

Uma das melhores estações em Búzios, o outono resgata o charmoso estilo de uma cidade pacata. As praias estão mais vazias e ainda mais bonitas, enquanto o cenário encantador da Rua das Pedras é um convite a flanar sem pressa em meio às lojas, restaurantes e cafés.

Por lá, nessa época, é comum os bares oferecerem doses duplas no happy hour - ótima pedida para os fãs de drinks. Para apreciar o pôr-do-sol, espaço de sobra: nessa época, o espetáculo fica ainda mais lindo não somente na praia de Manguinhos, mas também na Orla Bardot e nas praias dos Ossos, Azeda e Tartaruga.   

O calorão dá aquela trégua necessária e incentiva à prática de atividades esportivas em contato com a natureza, como caminhadas pelas muitas trilhas e passeios de bike, além de stand up paddle ou canoa havaiana.


Búzios de bike!

Bike - Ferradurinha - Gracie Croce.jpg

Que tal trazer sua bike (ou alugar uma por aqui)  para conhecer a península de forma sustentável e ecológica? Búzios tem 70 quilômetros quadrados de extensão e é possível chegar a algumas praias pedalando. Sobre duas, descobre-se recantos e paisagens incríveis em vários bairros da cidade.

O balneário é interligada por terrenos mistos (asfalto, terra, pedras...) que podem ser desbravados em passeios leves, em roteiros médios ou em circuitos de nível avançado. A escolha vai depender do objetivo e do preparo do visitante.

Entre os mais fáceis está o roteiro que leva à praia e mirante do Mirante do Pai Vitório, no bairro da Rasa. Também de nível fácil é o roteiro entre José Gonçalves e a Serra das Emerências. O pedal é feita em meio à mata Atlântica, em trilha com subidas e descidas leves. A área, que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, exibe vegetação exuberante, com cactos e bromélias gigantes. 

Também traquila é a rota Praia da Ferradura x Praia dos Amores, passando por uma antiga trilha de pescadores com terreno arenoso, subidas e descidas. Uma bifurcação no caminho leva ao Saco do Canivete, que abriga a Pedra do Guardião, local perfeito para contemplação. 

Ficou com preguiça? Nos dias de maré baixa, vale a pena pedalar de leve nas areias das praias de Geribá e Manguinhos. O mergulho faz parte do roteiro!

Praias de Búzios fecham para lazer

Praia Forno 2 - Prefeitura1.jpg

Por conta do Superferiado no estado do Rio, que vai de 26 de março até dia 04 de abril (Domingo de Páscoa), as praias da península serão fechadas para lazer a partir do dia 25 (quinta-feira).  Acesso será permitido apenas para a prática de esportes individuais.

Outras medidas serão reforçadas, como as barreiras sanitárias nos acessos ao município, exigindo comprovante de reserva em hotéis e ou pousadas. Ficam proibidas as festas, shows e eventos, além do funcionamento de quiosques na orla e comércio ambulante nas praias.

Bares e restaurantes só podem atender clientes em mesas e com metade da capacidade – o horário de funcionamento será até meia-noite, todos os dias da semana. Os passeios de barco e o transporte público ficam limitados a 50% da lotação. 

Chez Michou e Cigalon têm novidades!

Patio Michou 2.jpg

Boa notícia para os apaixonados pelos crepes do Chez Michou! O empreendimento, que faz sucesso há mais de 30 anos na cidade, ampliou seu território e atravessou a rua. Todas as delícias do cardápio da creperia podem ser degustadas no Pátio Michou (ex Pátio Havana), com o plus da vista incrível da praia do Canto. Além dos crepes e do visual, a bela casa oferece pizzas, sanduíches, drinks e programação musical.  

Boas novas também para os fãs da cozinha francesa: o tradicional restaurante Cigalon, que funcionou por 15 anos na Rua das Pedras, aportou no Porto da Barra, em Manguinhos, com o cardápio incrível da chef Sonia Persiani. Todas as delícias que faziam sucesso na casa do Centro continuam no menu! 

Voos para Búzios o ano todo!

Aeronave Azul.jpg

Após a operação bem-sucedida ao longo da alta estação, com voos da Azul Conecta partindo do Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont) para Búzios, agora o balneário faz parte da malha regular da empresa! 

O Aeroporto Umberto Modiano, no Condomínio Aretê (bairro da Rasa), já está recebendo voos de quinta a domingo provenientes da capital. A rota é realizada com aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros. A expectativa é de que, a partir de abril, a oferta seja diária. 

Confira os horários:

Santos Dumont x Búzios 
Santos Dumont: 12h10 / Búzios: 12h55 
Quintas, sextas, sábados e domingos  

Búzios x Santos Dumont
Búzios: 13h20 / Santos Dumont: 14h05 
Quintas, sextas, sábados e domingos  

O circo chegou!

big-brothers-cirkus--1- (1).jpg

Entre os dias 19 de fevereiro e 14 de março, Búzios recebe os artistas do Big Brother Cirkus. A lona, montada em frente à Prefeitura, oferece espetáculos de segunda a domingo, às 20h30. Sábados e domingos também têm sessões às 18h.

Os shows trazem como características principais o conteúdo educativo, a interatividade e a inovação. Tudo com muita diversão, figurinos luxuosos, cenários coloridos e apresentações surpreendentes de números aéreos, além do Globo da Morte. Malabares, acrobacias, trapézio, também fazem parte do espetáculo. Destaque para os palhaços e os personagens de TV prediletos da criançada.

Funcionando com 30% da capacidade total, o circo segue as normas de segurança, como a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o espetáculo (público e funcionários). Visitantes terão a temperatura aferida antes da entrada e, durante os shows, as lonas estarão levantadas para permitir maior circulação de ar.

Os ingressos devem ser adquiridos previamente na bilheteria ou através do site do Big Brother Cirkus. Informações: (19) 3236-0737 (whatsapp).


Muito amor pelo mergulho!

love face.jpg

Búzios começou 2021 ganhando mais uma operadora de mergulho! A Love4Dive é formada por mergulhadores experientes e com foco na conscientização ambiental. Parceira da Sea Shepherd Brasil, uma organização para preservação dos mares, a Love4Dive promete muitas ações nas praias de Búzios. 

“Nossa operação é 100% focada na conscientização ambiental, indo além de um mergulho recreativo. Queremos que o mergulhador entenda o papel de cada animal, coral e até mesmo dos pescadores na nossa região. É preciso conhecer para preservar”, conta Duda Franco, diretora comercial da agência. 

A bordo de uma confortável embarcação, a equipe oferece batismo e cursos para mergulhadores certificados. As atividades acontecem em cenários como as ilhas de Âncora (Santuário das Tartarugas), Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes.

É tempo de cavalgadas!

Cavalgadas.jpg

Quer maior sensação de liberdade nos dias quentes de verão do que cavalgar na beira da praia? Em Búzios, as cavalgadas contemplam cavaleiros experientes e também quem nunca montou. A atividade é oferecida pela Equitação Fazendinha, na Baía Formosa.

Os passeios acontecem de terça-feira a domingo em cavalos das raças Mangalarga Marchador e Passo Peruano, famosas por serem bastante dóceis.

São oferecidos cinco roteiros diferentes e é preciso agendar com antecedência. Entre eles, o "Fazenda", indicado para crianças e com uma hora de duração; e o "Peró / Lençóis Peroenses", com quatro horas de cavalgada, cruzando áreas alagadas no Parque das Dunas, local pouco explorado pelos turistas. O nível é intermediário. 

E mais: nas noites de lua cheia também tem passeios! 

Todas as informações sobre roteiros, reservas e contato estão aqui!


Búzios entre os cinco destinos mais procurados para o verão

Forno 2 - Prefeitura.jpg

A Região dos Lagos segue na preferência dos turistas para a temporada de verão. No levantamento do Portal Turismo Consciente (Setur RJ), realizado em dezembro, Búzios aparece na quarta posição entre os cinco destinos mais buscados em todo o estado do Rio de Janeiro.  

E ficou mais fácil chegar lá, já que o balneário foi contemplado entre os destinos do projeto Verão Azul Conecta, da empresa sub-regional da Azul, com voos diários saindo dos aeroportos Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Confins (Belo Horizonte) direto para o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios.

Quem planeja viajar para a charmosa península será impactado por uma campanha da Associação Comercial e Industrial de Búzios (Aceb), que engloba toda estrutura de receptivo, incluindo taxis, embarcações, hotéis, comércio e restaurantes, reforçando os protocolos de prevenção contra a Covid com a mensagem “Por uma Búzios Segura”.

Destino escolhido, providência de prevenção tomadas, é hora de aproveitar as novidades da cidade mais querida da Região dos Lagos. Na beira da praia reinam os beach clubs, ótimas pedidas para relaxar, ouvir música, comer e beber, enquanto se aprecia o visual com segurança. 

O mais novo é o Aram Búzios, dentro do Clube Aretê, na praia da Marina. Por lá, a combinação reúne gastronomia, drinks, música e, em breve, esportes náuticos. Já na praia da Ferradura, o Insólito Hotel ganhou o Tawa Beach, com menu assinado por Pablo Oazen, vencedor do Master Chef Profissionais 2017. 

As novidades aportam também no centro da cidade, em plena Rua das Pedras. O clássico Chez Michou ampliou seu território e atravessou a rua. Todas as delícias do cardápio da creperia podem ser degustadas no Pátio Michou, com o plus da vista incrível da praia do Canto. Além dos crepes e do visual, a bela casa oferece pizzas, sanduíches, drinks e programação musical.  

Para quem busca roteiros mais integrados à natureza, as praias seguem liberadas para o lazer e as escunas, catamarãs e táxis aquáticos funcionam com a capacidade reduzida em 50%. 

Pôr-do-sol sem aglomeração
Uma das atrações do balneário é assistir ao pôr do sol em pontos tradicionais. Porém, em alguns points, é impossível manter o distanciamento seguro. Que tal, então, apreciar o espetáculo de dentro do mar, remando em uma canoa havaiana? Ou do alto da Serra das Emerências, depois de uma bela trilha? 

As propostas encantadoras são da Elite Vaa e da Cactus Experiências, respectivamente. As aulas e os passeios de canoa, até então oferecidos somente pela manhã, ganharam um horário especial no verão. E o melhor: com direito a mergulhos e a companhia de tartarugas. O ponto de saída é o Porto da Barra e as remadas duram, em média, uma hora.

Já quem prefere subir as Emerências – ponto mais alto de Búzios, a 160 metros de altitude e protegido pelo Parque Estadual da Costa do Sol - ganha de presente uma vista incrível das praias de Tucuns, Geribá e Peró (Cabo Frio).

Tartarugas de volta
Impossível passear em alguma praia de Búzios e não observar as tartarugas. Elas estão aglomeradas por toda a parte, fazendo graça para quem as aprecia do píer do Centro, em um passeio de caiaque na Ferradurinha ou nos mergulhos nas ilhas ao redor.

De barco e equipado com cilindro e nadadeiras, é possível conhecer o Santuário das Tartarugas, como é chamada a Ilha de Âncoras, repleta de tartarugas gigantes. Ao longo do mergulho, surgem ainda arraias e cardumes de peixes das mais variadas cores e espécies. “A visibilidade média em Búzios é de 12 metros, podendo chegar a incríveis 25 metros no verão. Temos uma vida marinha local riquíssima, com sargentinhos, frades, ciliares, agulhas...Durante a navegação, por ser rota de passagem, não é raro vermos peixe-lua, golfinhos e até mesmo baleias”, comenta Duda Franco, diretora comercial da agência Love4Dive

Outros excelentes pontos para a prática da atividade são as ilhas de Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes. “Nossa operação é 100% focada na conscientização ambiental, indo além de um mergulho recreativo. Queremos que o mergulhador entenda o papel de cada animal, coral e até mesmo dos pescadores na nossa região. É preciso conhecer para preservar”, finaliza Duda.

Se Búzios está no seu roteiro, não deixe de conferir estas informações:  

. Proibida a realização de eventos públicos e privados na cidade: festas, shows e eventos privados com a cobrança de ingressos.
. O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos (incluindo as praias, que estão liberadas) e privados de acesso ao público. A multa para quem infringir a regra é de R$ 700.
. Hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem podem trabalhar com 50% de sua capacidade máxima nos dias úteis e com 70% da capacidade aos sábados, domingos e feriados. Encontre hotéis e pousadas em Búzios aqui.  
. Para ter acesso ao município e passar pelas barreiras sanitárias que se encontram nas entradas da cidade, o visitante deve apresentar o QRCode emitido pelos estabelecimentos comerciais e meios de hospedagem. 
. Restaurantes, bares, supermercados, mercados e quiosques de praia podem abrir, mas devem operar com a redução de 50% de sua capacidade máxima. 
. Escunas, catamarãs e táxis aquáticos, assim como veículos de cooperativas municipais e veículos de transporte intermunicipal, também deverão funcionar com a capacidade reduzida em 50%. 
. Em todos os locais deverá ser disponibilizado álcool 70% para clientes e mantido o distanciamento social.




+Posts anteriores

// Planeje sua viagem

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!