Blog de Buzios

Praias liberadas

Foca - pedra - Anna Fischer.jpg

Todas as praias de Búzios estão liberadas para a prática de esportes e também para o lazer, todos os dias da semana. Porém, além de cadeira, barraca e cooler, não esqueça de usar máscara - obrigatório - e manter distanciamento seguro de outros banhistas. 

As barreiras sanitárias de acesso à cidade continuam operando, sendo preciso solicitar ao meio de hospedagem - hotel, pousada ou casa de temporada - o QR Code que permite entrar na península. 

Bares, restaurantes e lojas funcionam com número de clientes reduzido e horários restritos (até meia-noite de segunda a quinta e até 1h sexta e sábado). O delivery é uma boa opção e o serviço é oferecido por muitos estabelecimentos, evitando uma maior movimentação de pessoas pelas ruas da cidade. 

A circulação dos acqua-táxis está liberada, assim como o aluguel de traineiras. Os passeios de escuna seguem proibidos.

Na terra ou na água, tem esporte para todos!

_MG_4864.jpg

Em tempos de distanciamento e isolamento social, a prática de esportes na natureza ganhou força e novos adeptos. Em Búzios, as atividades podem ser feitas na água e na terra, sempre com muitas belezas ao redor.

Curtir as trilhas, caminhando ou em cima de uma bike, já caiu no gosto de buzianos e visitantes, assim como os esportes náuticos. A vantagem das atividades “molhadas” é que elas podem ser praticadas individualmente, sem contato direto com outros atletas ou praticantes. 

É o caso da natação, que reúne adeptos em praias de águas calmas como Ferradura e Canto. O surf vem encantando pessoas das mais variadas idades. Em Geribá, é grande a quantidade de crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos, curtindo as ondas perfeitas da praia diariamente.

O stand-up paddle continua reinando na Ferradurinha, com seu mar tranquilo e transparente. Para fazer snorkeling, os endereços são João FernandesTartarugaAzeda e Azedinha, com muitos peixinhos coloridos.  

Já para a turma que gosta de velejar, os bons ventos levam à Manguinhos e Rasa, pontos de encontro também dos praticantes do kitesurf.  

Acqua-táxis voltam a circular

_MG_4940.jpg

Os tradicionais acqua-táxis, pequenas embarcações que fazem o trajeto entre algumas das principais praias de Búzios já voltaram a circular! As travessias mais concorridas são as que levam às belíssimas praias da Azeda e João Fernandes.

Por ser uma delícia e revelar os bonitos cenários de outros ângulos, os passeios são indicados até mesmo para quem não está com preguiça de caminhar. Lembrando que para chegar à Azeda e Azedinha é preciso subir uma pequena ladeira e descer uma escadaria de madeira. Esse trajeto só pode ser feito a pé ou de bike, não há acesso para carros.

As viagens custam entre R$ 5 e R$ 30 por pessoa. Os táxis partem do Píer do Centro e da praia dos Ossos e levam para Azeda, Azedinha, João Fernandes, João FernandinhoTartaruga e Manguinhos

Tacadas ainda mais estilosas!

Golfe Aretê 3.JPG

O antigo Golfe Clube de Búzios está de cara nova! No final do ano passado, o belo espaço passou por uma completa modernização e ganhou mais um sobrenome: Golfe Clube Aretê Búzios (GCAB).

Considerado um dos melhores campos de golfe da América Latina, o campo recebeu investimentos que permitiram a troca de todos os 18 greens, a implantação de novos tees, a concepção de sete novos lagos e o aprofundamento de outros dois já existentes. Tudo isso em uma extensão de 7000 jardas.

A renovação e ampliação permitiram a conclusão do projeto original idealizado na década de 1990 por Umberto Modiano, concebido por Dom Eudes e desenhado pela Dye Designs, de Pete Dye, conhecido como o Picasso dos campos de golfe. No Brasil, o único campo com a sua assinatura, em parceria com seu filho Perry, é o GCAB. 

Com base no novo desenho, respeitou-se e valorizou-se tudo o que o terreno tem a oferecer: bela vegetação nativa, acidentes geográficos, recursos naturais, topografia e, é claro, a estonteante paisagem de Búzios. 

O espaço oferece diversas modalidades de atividades, para todos os níveis de jogadores. Há desde aulas individuais e coletivas para não associados, até a possibilidade de ser um permissionário individual ou corporativo. 

Casamentos voltam com a primavera!

Casamento Espelho das àguas.jpg
Praia de Geribá:pano de fundo das cerimônias na pousada Espelho das Águas

Para quem sonha em se casar no charmoso balneário, boas notícias! As cerimônias de casamento já começam a ser permitidas em Búzios, seguindo protocolos de segurança e também um cronograma de datas de acordo com o número de convidados. Quanto mais intimista a celebração, maior a facilidade para agendar o evento.  

No mês de agosto, as visitas técnicas dos noivos começam a ser permitidas. A partir de setembro, a agenda abre para os “elopments”, cerimônias reservadas, realizadas somente para o casal e sem a presença de convidados, e para os “miniweddings”, pequenos casamentos com até 20 convidados. 

A partir de outubro, os casamentos com até 50 convidados começam a ser liberados. Já as celebrações maiores serão programadas para o final do ano.

Para saber mais sobre os melhores espaços, cerimoniais e buffets para casar em Búzios, clique aqui


Búzios reabre seus hotéis e pousadas

_MG_4666.jpg
Azeda está liberada para atividades físicas!

Aos poucos, Búzios reabre para os turistas – a cidade estava fechada para visitantes desde o começo da quarentena, em meados de março. 

As barreiras sanitárias nos acessos ao balneário, que permitem a entrada somente de moradores, continuam, porém, um sistema de QR Code permitirá o acesso de visitantes – hóspedes de hotéis e pousadas ou clientes de bares e restaurantes. A nova liberação começa no dia 1 º de agosto (sábado) e é obrigatório apresentar o código para entrar na península.

Os QR Code serão emitidos pelos próprios estabelecimentos – o turista deve solicitar os mesmos ao fazerem suas reservas. Confira hotéis e pousadas em Búzios aqui!  

Praias
Dez praias estão abertas para o público, porém, somente para a prática de esportes individuais, como corrida, caminhada, stand-up paddle, surf, natação, vela, canoagem e mergulho submarino.


Barracas e quiosques na orla permanecem fechados e não é permitido usar as areias para lazer (logo, cadeiras, guarda-sóis e coolers são dispensáveis no momento). 

Comércio & Lazer
Bares, restaurantes e cafés já estão funcionando na cidade, com capacidade e horário reduzidos – até a meia-noite de domingo a quinta, e até 1h às sextas e sábado. O lockdown continua mantido (de meia-noite às 6h, de domingo a quinta; e de 1h às 6h, às sextas e sábados). Vários restaurantes e lanchonetes oferecem delivery, com entregas nos horários permitidos.

As lojas também estão abertas, seguindo os protocolos de segurança e fechando mais cedo. Já os hotéis e pousadas, que reabrem dia 1º de agosto, devem funcionar com 40% de sua capacidade. Casas de aluguel por temporada ainda não foram liberadas.    

Passeios turísticos em barcos, bugues, quadriciclos... continuam proibidos. É permitido, porém, alugar embarcações, como traineiras e acquatáxis para atividades privativas.

Nas trilhas de Búzios!

IMG_49401.jpg
Ponta do Pai Vitório, no bairro da Rasa

Na hora de curtir a belíssima natureza de Búzios, as atrações vão muito além das praias badaladas. Trilhas dos mais variados níveis levam a cenários encantadores e pouco explorados, como o Mangue de Pedras, a Ponta do Pai Vitório ou a Serra das Emerências. Claro, um mergulho no mar faz parte de todos os roteiros! Seja para refrescar ou comemorar o desafio!  

Um dos "circuitos" de ecoturismo mais fácil e repleto de atrações é a travessia Ferradura x Ferradurinha. Por lá ficam as Poças, perfeitas para banhos; o Saco do Canivete e a Pedra do Guardião, locais para contemplar a natureza e suas variadas formas - piscinas naturais, paredões e formações rochosas cheias de significados. 

Nesse roteiro, o tour costuma incluir uma parada para lanche na pequenina e encantadora praia dos Amores. Não deixe de dar um mergulho e nadar a lado de tartarugas!  

Uma dica, porém, é fundamental para todos o passeios: o acompanhamento de guias credenciados. Além de conhecerem as trilhas - que não são sinalizadas -, sabem quando as condições de marés e ventos estão propícias para curtir a aventura com toda a segurança.

Confra os roteiros aqui

Viagem no tempo!

Lagoinha - Ronald Pantoja.jpg

Em 1990, Caetano Veloso fez um show histórico em um dos lugares mais lindos e emblemáticos de Búzios: a Ponta da Lagoinha. Gratuita, a apresentação tinha como objetivo chamar a atenção para a proteção do local, que começava a ser vítima da especulação imobiliária, assim como todo o Parque Estadual da Costa do Sol. 

O público compareceu em peso e se espalhou pelas belas pedras do local. E deu um show à parte, seguindo as orientações dos produtores - vestiu branco e levou faixas e cartezas e prol da preservação da natureza. 

O espetáculo, que teve o mar com pano de fundo do palco, pode rá ser conferido na próxima sexta-feira (04 de julho), às 19h, no facebook e no youtube da Prensa de Babel. Programão! 

Chez Michou - síntese buziana!

Chez Michou - Anna Fischer.JPG

Os crepes do Chez Michou...! Todo mundo tem um preferido na casa mais animada da Rua das Pedras, aberta há mais de 30 anos e ponto de encontro de famílias e amigos.  

Doce ou salgado, as opções de crepes atendem a todos os gostos! São mais de 50 sabores e, na dúvida, aposte nos tradicionais e mais pedidos: Alessandro (queijo, presunto, tomate e orégano), Popeye (espinafre, milho e molho branco) e Frango com Catupiry. Já o Surf (filet mignon com molho de gorgonzola), é perfeito para repor as energias. Para a sobremesa, fazem sucesso os de chocolate - com morango ou banana, servidos com sorvete e crocante. 
Qual o seu preferido?

As delícias do Porto da Barra

Anexo Praia  2 - Berg Sliva.jpg

Ah, o Porto da Barra! O complexo gastronômico em Manguinhos é perfeito para tomar café da manhã, almoçar com a família, apreciar o o pôr do sol brindando com um drink, um espumante ou uma cervejinha gelada, ou ainda, para curtir um romântico jantar.

Além da gama de bares e restaurantes estrelados, o espaço ainda oferece lojas de roupas, acessórios e decoração super descoladas! Vai lá no nosso facebook e conte pra gente o que você mais gosta de fazer no Porto da Barra! 

+Posts anteriores

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!