Blog de Buzios

Bem-vindo à Búzios!

_MG_4666.jpg
Azeda está liberada para atividades físicas!

Aos poucos, Búzios reabre para os turistas – a cidade estava fechada para visitantes desde o começo da quarentena, em meados de março. 

As barreiras sanitárias nos acessos ao balneário, que permitem a entrada somente de moradores, continuam, porém, um sistema de QR Code permitirá o acesso de visitantes – hóspedes de hotéis e pousadas ou clientes de bares e restaurantes. A nova liberação começa no dia 1 º de agosto (sábado) e é obrigatório apresentar o código para entrar na península.

Os QR Code serão emitidos pelos próprios estabelecimentos – o turista deve solicitar os mesmos ao fazerem suas reservas. Confira hotéis e pousadas em Búzios aqui!  

Praias
Dez praias estão abertas para o público, porém, somente para a prática de esportes individuais, como corrida, caminhada, stand-up paddle, surf, natação, vela, canoagem e mergulho submarino.


Barracas e quiosques na orla permanecem fechados e não é permitido usar as areias para lazer (logo, cadeiras, guarda-sóis e coolers são dispensáveis no momento). 

Comércio & Lazer
Bares, restaurantes e cafés já estão funcionando na cidade, com capacidade e horário reduzidos – até às 23h. Entre meia-noite e 6 horas da manhã, o lockdown continua mantido. Vários restaurantes e lanchonetes oferecem delivery, com entregas até meia-noite.

As lojas também estão abertas, seguindo os protocolos de segurança e fechando mais cedo. Já os hotéis e pousadas, que reabrem dia 1º de agosto, devem funcionar com 40% de sua capacidade. Casas de aluguel por temporada ainda não foram liberadas.    

Passeios turísticos em barcos, bugues, quadriciclos... continuam proibidos.

Nas trilhas de Búzios!

IMG_49401.jpg
Ponta do Pai Vitório, no bairro da Rasa

Na hora de curtir a belíssima natureza de Búzios, as atrações vão muito além das praias badaladas. Trilhas dos mais variados níveis levam a cenários encantadores e pouco explorados, como o Mangue de Pedras, a Ponta do Pai Vitório ou a Serra das Emerências. Claro, um mergulho no mar faz parte de todos os roteiros! Seja para refrescar ou comemorar o desafio!  

Um dos "circuitos" de ecoturismo mais fácil e repleto de atrações é a travessia Ferradura x Ferradurinha. Por lá ficam as Poças, perfeitas para banhos; o Saco do Canivete e a Pedra do Guardião, locais para contemplar a natureza e suas variadas formas - piscinas naturais, paredões e formações rochosas cheias de significados. 

Nesse roteiro, o tour costuma incluir uma parada para lanche na pequenina e encantadora praia dos Amores. Não deixe de dar um mergulho e nadar a lado de tartarugas!  

Uma dica, porém, é fundamental para todos o passeios: o acompanhamento de guias credenciados. Além de conhecerem as trilhas - que não são sinalizadas -, sabem quando as condições de marés e ventos estão propícias para curtir a aventura com toda a segurança.

Confra os roteiros aqui

Viagem no tempo!

Lagoinha - Ronald Pantoja.jpg

Em 1990, Caetano Veloso fez um show histórico em um dos lugares mais lindos e emblemáticos de Búzios: a Ponta da Lagoinha. Gratuita, a apresentação tinha como objetivo chamar a atenção para a proteção do local, que começava a ser vítima da especulação imobiliária, assim como todo o Parque Estadual da Costa do Sol. 

O público compareceu em peso e se espalhou pelas belas pedras do local. E deu um show à parte, seguindo as orientações dos produtores - vestiu branco e levou faixas e cartezas e prol da preservação da natureza. 

O espetáculo, que teve o mar com pano de fundo do palco, pode rá ser conferido na próxima sexta-feira (04 de julho), às 19h, no facebook e no youtube da Prensa de Babel. Programão! 

Chez Michou - síntese buziana!

Chez Michou - Anna Fischer.JPG

Os crepes do Chez Michou...! Todo mundo tem um preferido na casa mais animada da Rua das Pedras, aberta há mais de 30 anos e ponto de encontro de famílias e amigos.  

Doce ou salgado, as opções de crepes atendem a todos os gostos! São mais de 50 sabores e, na dúvida, aposte nos tradicionais e mais pedidos: Alessandro (queijo, presunto, tomate e orégano), Popeye (espinafre, milho e molho branco) e Frango com Catupiry. Já o Surf (filet mignon com molho de gorgonzola), é perfeito para repor as energias. Para a sobremesa, fazem sucesso os de chocolate - com morango ou banana, servidos com sorvete e crocante. 
Qual o seu preferido?

As delícias do Porto da Barra

Anexo Praia  2 - Berg Sliva.jpg

Ah, o Porto da Barra! O complexo gastronômico em Manguinhos é perfeito para tomar café da manhã, almoçar com a família, apreciar o o pôr do sol brindando com um drink, um espumante ou uma cervejinha gelada, ou ainda, para curtir um romântico jantar.

Além da gama de bares e restaurantes estrelados, o espaço ainda oferece lojas de roupas, acessórios e decoração super descoladas! Vai lá no nosso facebook e conte pra gente o que você mais gosta de fazer no Porto da Barra! 

Qual é a sua praia em Búzios?

Brava - Pref.jpg
Praia Brava é emoldurada por muito verde!

Na península que mais parece uma ilha, as praias são as estrelas principais. São mais de 20 pedacinhos do paraíso, cada um com seu charme e estilo próprios. Geribá, a preferida da juventude, atrai surfistas o ano inteiro. Já as águas calmas são as marcas registradas das praias Tartaruga e João Fernandes, indicadas para quem viaja com os pequenos. Assim também é a Ferradura e a Ferradurinha, com caiaques, pedalinhos...

A orla central, formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos, tem cenário digno de uma vila de pescadores, salpicado por barquinhos coloridos e lindo pôr do sol. Partindo dali, vá a pé para as belas Azeda e Azedinha, pequeninas e contornadas por vegetação exuberante. Do outro lado da cidade, os bons ventos marcam presença diariamente em Manguinhos e Rasa, pontos de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf. 

E ainda tem as belíssimas praias Brava, do Forno e da Foca, que podem ser exploradas em um mesmo roteiro. Enquanto as duas primeiras oferece barracas, a última é deserta e perfeita para fazer fotos. 

Para conferir todas, clique aqui!

Vista da minha janela...

janela gil.jpg

Vocês já viram uma página muito bacana no facebook, a "View From My Window", que divulga a vista da janela de pessoas de todas as partes do mundo? 


E você, quer enviar pra gente a sua paisagem durante a quarentena ou de alguma viagem que fez a Búzios? Vá no nosso facebook e envie nesse post, que está lá na nossa página! 

Te aguardamos!  

Um fim de semana em Búzios...

Forno - Prefeitura.jpg
Praia do Forno e suas areias coloridas!

Olha que roteirinho bacana para curtir Búzios quando a quarentena chegar ao fim! Contamos com a colaboração de Gil Barros, morador do balneário há mais de 15 anos. Pedimos a ele para montar a agenda para quem tem apenas um fim de semana. Vamos conferir?

"Um final de semana é muito pouco para falar 'conheci Búzios'. São muitos os atrativos espalhados pela península. Mas caprichei no roteirinho com várias dicas bacanas que farão você ficar bastante satisfeito. Mas na próxima, venha com mais tempo, ok?!

Sexta
Para iniciar os trabalhos, indico jantar em um dos restaurantes do Centro. Para os românticos de plantão, uma boa pedida é o Cigalon, na Rua das Pedras, com um clima aconchegante, comida francesa, à luz de velas e com vista para a praia do Canto e da Armação. Comida excelente. Um bom vinho para acompanhar, claro!

Para quem curte uma música ao vivo, a dica é o Pátio Havana, um bar/restaurante com decoração top, também na Rua das Pedras. Se for a alta temporada, reserve. Por falar em reserva, caso opte pelo ótimo (e caro) Bar do Zé, na Orla Bardot, ligue antes de sair de sua cidade, ou enfrentará uma fila gigantesca na porta. E não deixe de provar a caipvodka de frutas vermelhas, imbatível!

Saindo do circuito Rua das Pedras/Orla Bardot, mas bem pertinho delas, fica a rua Turíbio de Farias, com bons restaurantes – tanto nela quanto em suas travessas - como o Pimenta Síria(comida árabe), o super tradicional Restaurante do David.

Dica: deixe a sobremesa e o cafezinho para o Maria Maria Café, famoso pela torta de banana com chocolate, com direito a curtir a vista noturna da praia do Canto e da Armação e seus barquinhos. Depois, vale dar uma esticada pelas lojas - para desgastar e gastar um pouco - ou somente para acompanhar o vai e vem dos turistas. 

Sábado
Manhã
Um roteiro que gosto de fazer com amigos que vêm aqui é levá-los ao Centro, deixar o carro estacionado e caminhar pela Orla Bardot até a praia dos Ossos, subindo pela Igreja de Santana. A vista lá da igreja é muito bonita e rende lindas fotos.

Em seguida, é só descer e seguir pela praia dos Ossos em direção às praias Azeda e Azedinha (10 minutos de caminhada). Na alta temporada é difícil achar espaço, chegue cedo pois a faixa de areia é pequena e os barraqueiros tomam conta com suas cadeiras para aluguel. Por ali, a água normalmente é mais “quente” que em outras praias. Búzios, como toda a região dos Lagos, costuma ter o mar gelado.

Depois de curtir as duas prainhas, pegue um taxi marítimo (baratinho) até onde ficou o carro. Você verá a Orla Bardot de outro ângulo. 

Tarde
O rumo agora é a praia de Geribá, com grande extensão de areia e talvez a mais conhecida de Búzios. Lá, dá para escolher onde ficar: canto direito, com mar mais agitado e opções de bares para almoço, como o Fishbone; ou canto esquerdo, com um mar bem mais calmo. Vale a pena alugar um SUP ou um caiaque. Ou, simplesmente sentar em um quiosque e tomar uma cerveja bem gelada.

Saindo da ponta esquerda e caminhando por uma ruela, chega-se a uma praia muito, mais muito charmosa: a Ferradurinha, uma pequena enseada com águas cristalinas onde você pode alugar um caiaque e, caso o mar esteja tranquilo, remar até a praia dos Amores, bem em frente à Ferradurinha.

Calma que ainda não acabou! Saindo da Ferradurinha, tome a direção do Porto da Barra, na praia de Manguinhos, para ver um incrível pôr do sol. Imperdível! No complexo de bares e restaurantes, sente-se no lounge do Anexo Praia, peça um drink e faça fotos incríveis para eternizar o momento.

Noite
Depois do dia puxado, que tal uma pizza? Sugiro uma local, feita no forno a lenha: pizzaria do Cris, ambiente simples e caseiro. Fica bem em frente ao Posto Médico/Policlínica de Manguinhos. Se você está pensando num vinho ou uma cerveja para acompanhar, esqueça. O Cris não vende nada alcoólico... Mas você pode levar sua bebida! 

Caso a opção seja por um jantar em ambiente mais charmoso, vale conhecer o Espaço Domme, ao lado do Porto da Barra. Simpático e ao ar livre, conta com três restaurantes: um japonês, um de carne e outro de massas. Você pode sentar em qualquer ambiente e pedir o prato de um dos três restaurantes. 

Outra ideia é voltar ao Porto da Barra, que à noite tem linda iluminação, são muitas as opções: Cais de Gaia (português), Zuza, Donna Jô (contemporâneos)... 

Domingo
Manhã
Eu optaria por não tomar o café da manhã na pousada ou em casa. Iria para a Boulangerie Rabe, em frente à pracinha de Geribá. Lugar pequeno onde os donos são um alemão e uma francesa. Lugar pequeno, por vezes tumultuado, mas com bolos e pães do outro mundo! 

Em seguida, vá conhecer a praia da Tartaruga, com águas calmas e mais quentes, com bons pontos para mergulhar de snorkel e apreciar a vida marinha. O almoço pode ser no Centro, no 
Bananaland, um quilo delicioso e caro, mas vale a pena!

Está na hora de voltar? Que pena, faltou conhecer várias praias: BravaFornoFerraduraJoão Fernandes... Também não deu para ir na Feira Livre Periurbana que acontece aos sábados, no Cine Bardot, na Ponta da Lagoinha... Que tal voltar e passar uma semana?

Golden em Casa

golden62.jpg

Com uma padaria (Golden Bread), um café (Golden Coffee) e um mercado (Golden Market) em Búzios, repletos de produtos variados e muitas delícias, o Golden Group lançou a loja virtual “Golden em Casa”, um aplicativo para smartphones com serviço de delivery. 

Para acessar a loja virtual, basta baixar o link, de acordo com seu aparelho: 

. Apple: 

. IOS

Em seguida, é preciso preencher o cadastro para ter acesso ao aplicativo. Na hora das compras online, depois de “encher o carrinho”, basta escolher a forma de pagamento, finalizar a compra e aguardar a chegada dos produtos em casa. 

Não cancele, adie!

adie.jpg

Com o objetivo de ajudar trabalhadores e empresários do setor de Turismo, num momento em que a ordem é ficar em casa, campanhas incentivam o viajante a não cancelar seus planos de lazer, mas reagendar a diversão para uma data futura.

Em Búzios, a campanha é: “Não cancele Búzios. Remarque, e ganhe vantagens”. Entre os bônus oferecidos para quem topar adiar a viagem, estão: uma diária a mais – totalmente gratuita -, um jantar, um passeio e desconto em lojas. 

Ao adiar a viagem, o consumidor não pede reembolso e garante segurança, emprego e trabalho dos profissionais do setor, englobando atividades como restaurantes, hospedagens, transportes, agências e demais equipamentos que refletem na economia nacional e mundial.

Entre em contato com seu meio de hospedagem, contratado previamente, e adie sua viagem!

+Posts anteriores

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!