Búzios On Line

O que ver e fazer >

Compras e Artes

Ao longo da Rua das Pedras - e ainda na Orla Bardot - a variedade de lojas surpreende e as compras são inevitáveis. Para arrasar na noite ou na beira da praia, deixe-se hipnotizar pelas vitrines das griffes badaladas, que seduzem com modelitos e acessórios que são a cara de Búzios. Artigos para a casa também fazem sucesso. Peças produzidas na região e em outros cantos do Brasil e do mundo chamam a atenção nas lojas de decoração.

Cores chamam a atenção para os detalhes

Últimos lançamentos 

O glamour das vitrines confere ainda mais charme à Rua das Pedras. Fazer compras em lojas como Richards, Farm, Cantão, Osklen, Animale, Wöllner, Redley... é sempre um prazer, principalmente longe do stress dos shoppings e do trânsito. Na Travessa dos Arcos, duas galerias paralelas que formam uma pracinha com direito a um café e um chafariz, estão algumas das principais griffes internacionais que aportaram no balneário como Vuarnet e Lacoste.

A moda praia é destaque em muitos endereços. Além dos últimos lançamentos em biquínis, a oferta inclui sungas, saídas de praia, bermudas, acessórios e sandálias. A infinidade de cores, modelos e estilos deixa as mulheres extasiadas.

Só no garimpo!

Um pouco escondido e repleto de pérolas é o Passeio das Palmeiras, em frente ao Cine Bardot, na Travessa dos Pescadores. Por ali, imperam lojinhas de moda e acessórios.

Para os surfistas e adeptos do stand up paddle, a dica é a bela e rústica loja Art in Surf, inaugurada em 2013, no Porto da Barra. Por lá estão pranchas, remos e acessórios para a prática dos esportes que são a cara de Búzios. Ainda no Porto da Barra fica a Yemanjá, com peças que são puro luxo no quesito moda praia. As roupas, com pegada étnica, primam pelos tecidos naturais, tingimentos artesanais exclusivos, rendas e bordados. São caftãns, maiôs, biquínis, vestidos esvoaçantes, pantalonas e saiões que vão da praia ao happy hour. 

E para quem gosta de uma feirinha, vale conferir as novidades na praça Santos Dumont. As barracas são montadas à noite e é possível encontrar bijuterias, quadros, tapeçarias... tudo muito colorido!

O charme dos biquínis e dos acessórios de praia imperam nas vitrines da Rua das Pedras e da Orla Bardot

Para casa

Peças sofisticadas para enfeitar a casa também chamam a atenção ao longo da caminhada pela Rua das Pedras e suas galerias. Entre as lojas mais tradicionais está a Âmbar, na Travessa dos Arcos, com dois andares repletos de peças de diversos cantos do mundo - de louças chinesas a tapetes da Índia, passando por bijuterias nepalesas e lindas cerâmicas turcas. As peças à venda são adquiridas pelo proprietário durante suas viagens. Os objetos vêm da Índia, Marrocos, Bali, África, Costa do Marfim e de aldeias indígenas brasileiras. Além das peças decorativas, como toalhas de mesa, capas de almofadas, estátua de vários deuses, luminárias de fibras naturais, instrumentos musicais feitos pelos índios (flautas, tacacás) e velas aromatizadas, a loja oferece também bijuterias em prata e pedras, como a turquesa e o lápis âmbar.

Escondida na praia dos Ossos fica a Aondè, loja de artesanato indígena repleta de redes de palha, objetos de decoração e acessórios. Mas as atrações vão além dos objetos! No balcão, são servidas tapiocas de farinha de mandioca brava, com massa menos pegajosa e recheadas com geleia de cupuaçu caseira com queijo; banana com canela e queijo, entre outros sabores. E mais: sucos de frutas amazônicas como cajá e bacuri, e caipirinhas “indígenas” adoçadas com mel de abelhas selvagens da aldeia Mehinako, no Xingu. Entre os sabores, a clássica com limão à original de cupuaçu batido.

Boas ofertas também são encontradas em Manguinhos, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas. No Espaço Domme, um complexo de decoração com três mil metros quadrados, são mais de 50 tipos de móveis em fibra natural e sintética. Peças decorativas e tapetes se espalham pelos cinco bangalôs, com direito a lagos e jardins. O espaço conta ainda com um restaurante japonês (Kojiki), um de frutos do mar (Mare) e uma pizzaria (Victorio) - onde tudo está à venda, da louça às mesas e cadeiras.

Ao lado, no Porto da Barra, lojas de decoração como Soho e Studio Grabowisky, dividem a atenção com as galerias de arte e ateliês como o de Sérgio Soares, repleto de peças feitas com pedaços de barco de pesca, que movimentam o espaço gastronômico com exposições permanentes e temporárias. Na Tombuctu, especializada em artesanato africano, as prateleiras reúnem esculturas, máscaras, fotografias, móveis de ferro forjado, peças de osso, lanças e tecidos típicos. O artesanato vem de países como Mali, Senegal, Gana, Congo, Quênia, Burkina Faso e Marrocos.

Arte em toda parteBúzios tem ateliês de artistas da região, de outros estados e de outros países. E não são poucos os espaços para apreciar pinturas, esculturas, tapeçarias... Os endereços se espalham por variadas praias e bairros, mas boa parte se concentra nos arredores da Rua das Pedras – por ali, um pequeno espaço chamado Galeria das Pedras reúne trabalhos diversos e exposições permanentes. E o melhor: as obras podem ser apreciadas e levadas para casa!   

Famosa pelas esculturas coloridas e gigantescas, a gaúcha Ivone R atende em um ateliê montado na própria residência, no finalzinho da praia da Armação. Também tendo a casa na praia como local de trabalho, Marcelo Moraes apresenta suas telas acrílicas na Baía Formosa. Já as galerias da Rua das Pedras foram os locais escolhidos pelas pintoras Celina Lisboa e Abigail Vasthi Schlemm para apresentarem seus trabalhos. Já o artista Vilmar Madruga fincou suas telas no agradável Porto da Barra, em Manguinhos, depois de vinte anos na Rua das Pedras.

Modelitos perfeitos para um pós-praia ou para uma noite badalada enchem as vitrines de cores

Relação de artistas em Búzios

Peças de decoração a partir de pedaços
de barcos de madeira
Porto da Barra, Loja 22 - Manguinhos
Tel: (22)2623-3735

 

Pinturas
Rua das Pedras, 151 - Centro
Tel: (22)2623-6619 / 2623-2261

Pinturas
Av. José Bento Ribeiro Dantas 167, Casa 15
Tel: (22) 2623-3808

Esculturas em divadivel machê
Travessa de Sant'Ana (acesso à igreja do mesmo nome) - Praia da Armação
Tel: (22)2623-1495

Pintura
Loteamento Praia Baía Formosa (avenida de acesso ao Golf Club, junto a APAE - divrimeira casa à esquerda)
Tel.: (22) 2623-1086

Pinturas
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2.900 – Manguinhos
Tel: (22)2623-7452 / (21) 2619-3073 / 9996-3508

. Carlos Lima
Atelier de divintura
Aldeia de Geribá, 8
Tel.: (22) 2623-6743

. Atelier Décor
Resina – Peças exclusivas em materiais nobres misturados com resina cristal
Rua Vila das Aroeiras, 180

. Eduardo Sardi
Retratos artísticos, pinturas a óleo e divátinas
Vila Caranga, 32
Tel.: (22) 2623-4072

. Atelier Flory Menezes
Exdivosição permanente de suas pinturas e esculturas
Rua das Pedras 168
Tel.: (22) 2623-0264
Funcionamento: de segunda a sábado das 17h30 às 22h30 (exceto quarta, quando não abre) e domingo das 15h às 20h
. Jardim de Esculturas de Cerâmica
Ateliê de cerâmica e vidro de Nádia e Alfredo Rainho
Rua Hibisco, 6 - Bosque de Geribá
Tel: (22)2623-2146

 

. João Carlos Moura
Fotografias, esculturas, ecojóias, móveis, objetos decorativos e pinturas tematizando a natureza de Búzios
Travessa do Village, 11 - Praça dos Ossos
Tel: (22)2522-3532

 

. Julián Juarez
Artes divlásticas
Tel.: (22) 2633-7037
R. Nicolau Antônio Estevão, 68 - Alto da Boa Vista – Rasa
. Lichnowsky Ateliê
Zaíra Street, Lote 10, Quadra 7 (segunda casa à direita), - Baía Formosa (entre L’Hermitage e Maria Farinha)
Tel: (22) 9212-6190

. Atelier Mar e Mato
André Cira - Pinturas, esculturas e técnicas mistas
Alameda das Bromélias, 10
Tel.: (22) 2629-1351

. Sérgio Jodivdivert
Pinturas e desenhos
R. Zaíra Street, Lote 09, Quadra 059 - Baia Formosa
Tel: (21) 9559-0014 compras e Artes

. Simone Niemeyer
Esculturas em metal
Galeria Emiliano Zadivata - Rua das Pedras

. Atelier Mathias
Artes Plásticas, móveis esculturais, pinturas a óleo, técnica mista
Rua das Palmeiras, 9 - divróximo ao Camping Club de Búzios - Rasa
Tel: (22)2620-0184

. Yvonne Boghossian
Óleos coloridos com motivos marinhos e divintura em cerâmica na mesam temática
Rua das Pedras, 168