Búzios tem muitas peculiaridades. E os moradores do balneário, também! Uma delas é o hábito de usar sinos no lugar das tradicionais e estridentes campainhas das casas. Não há relatos de onde veio o costume, mas imagina-se que os simpáticos objetos sejam heranças de quando Búzios era apenas uma vila de pescadores.
E o charme não termina por aí. Os números de identificação das residências, normalmente feitos em ferro, aqui são moldados em singelos azulejos que, muitas vezes, ganham contornos, cores e molduras. São como mosaicos enfeitando as fachadas.
Morador de Búzios há oito anos, Gil Barros adotou o sino e o azulejo, decorado por ele mesmo. “Adotei o sino porque sempre gostei do estilo. Antes de ter minha casa, aluguei uma outra por dez anos para curtir os fins de semana e nela tinha um sino. Me apeguei!”, conta. Quanto ao azulejo, “aproveitei para testar as tintas de uma caneta própria para queimar no forno. Deu certo e o preguei no muro”, comemora.
Na semana dos namorados, o balneário fica ainda mais romântico e charmoso! Tem peças de teatro gratuitas nas praças e no Porto da Barra, "casamentos" simbólicos na Capela Búzios Love e muitas promoções em pousadas, bares, restaurantes e lojas. Love is in the air!
Programação:
http://buzioslove.com.br/buzioslove/2014/
Bandeirinhas verdes e amarelas (e também vermelhas, azuis, brancas...) decoram ruas e praças de Búzios. Já os bares e restaurantes preparam TV´s, telões e promoções para os visitantes de todas as nacionalidades curtirem os jogos do Mundial, que vai de 12 de junho a 13 de julho.
Nos intervalos, vídeos de jogos históricos do Mundial, sorteio de camisas e bandanas e brincadeiras comandadas pelos atendentes da casa. “As pessoas chegam com antecedência para conseguir um bom lugar. O ambiente é descontraído, familiar e conta com seguranças”, comenta Bárbara Brandan, gerente de Marketing do Grupo Chez Michou, que fará promoções também no restaurante Pátio Havana, que funciona em frente à creperia. Na bela casa, três TV´s estarão à disposição e, nos jogos do Brasil, a promoção será rodada dupla de cerveja.
No Bar do Cinema (anexo ao Gran Cine Bardot, no Centro) a torcida vai brindar todos os dias! A cada gol da seleção, os clientes ganham uma rodada de caipirinha. “E para prestigiar os turistas argentinos, chilenos e uruguaios, a rodada se repete a cada gol dos times desses países”, enfatiza o gerente Hector Sirera. Para beliscar, a chef argentina Sonia Persiani caprichou na carta de petiscos. Entre as sugestões, bifinhos acebolado com farofa, ceviche de camarões e manga, berinjela em conserva com torradas de focaccia... perfeitos para acompanhar os duelos no telão do bar.
Ainda no Centro, o restaurante italiano Primitivo, na Rua das Pedras, promete bombar não apenas nas partidas da seleção canarinho ou da squadra azzurra! Durante toda a Copa, um telão na parte interna vai transmitir os jogos a partir das 16h, com direito a promoção: quem pedir um baldinho com três garrafas de Therezópolis, pagará apenas duas.
E tem torcida também na Orla Bardot. No Sollar Búzios, o chef italiano Danio Braga criou menus especiais, de acordo com cada partida. No jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, serão servidos espetinhos de "kulen" (linguiça levemente picante) para beliscar, seguidos por mussaka de batata ou camarões salteados no azeite (entrada). Entre os pratos principais, risoto de lulas e presunto defumado ou "Pokolt" (cubos de carne) com páprica e champignons. Finalizando, "rozata" (creme caramel) ou strudel de maçã. O menu sai a R$140 por pessoa e inclui uma taça de espumante de boas vindas - e outras a cada gol do Brasil. Um telão irá transmitir todos os jogos ao vivo.
Já no Porto da Barra (Manguinhos), o mix de petiscos portugueses e brasileiros do Cais de Gaia prometem ser verdadeiros gols de placa durante as partidas. “Vamos jogar no esquema 4-4-2 e na nossa escalação tem azeitonas temperadas, bolinho de bacalhau, salada de polvo, patanisca de bacalhau, moela estufada, polvo frito, coração de galinha, batata frita, caldo verde, pica pau (carne com picles) e salada de bacalhau”, explica o gerente Joel Lucas.