Blog de Buzios

Conversível

Uno conversivel.jpg

Além das jardineiras, dos acqua-táxis, dos saveiros e dos táxis, Búzios oferece mais um meio de transporte para curtir as belezas do balneário: os unos conversíveis. O passeio, que inclui motorista, leva até 4 passageiros e percorre 7 praias e 2 mirantes da cidade, em uma hora. A última praia é a da Ferradura, onde é possível curtir a infraestrutura de espreguiçadeiras e chuveiro incluída no “pacote”. É possível, ainda, ficar por lá e agendar a volta em outro horário (até 17h). O tour acontece das 9h às 17h e pode ser feito com um mínimo de dois passageiros. Informações: Stylus Turismo - R. Manoel Turíbio de Farias, 262 (Centro). Tel: (22) 2623-4926.

Invadindo a praia

Surf - escola prefeitura2.jpg

As manhãs na praia de Geribá são tomadas por crianças e jovens. Na água, no canto esquerdo, a turma do projeto de surf de graça oferecido pela prefeitura. Na areia, no canto direito, dezenas de participantes do Projeto Botinho, uma espécie de colônia de férias coordenado pelo Corpo de Bombeiros.
 
A animação da garotada contagia os turistas, que tiram fotos e observam os treinamentos. Não há quem não vibre quando uma onda é surfada ou quando os grupos passam correndo em fileiras, batendo palmas e cantando. Viva o verão!

Jazz Club

wagnertiso.jpg

A mais nova casa de shows de Búzios abre as portas no dia 17/01, com apresentação dos músicos Wagner Tiso, dono do espaço, e Victor Biglione. A Wagner Tiso Jazz Club funcionará no Porto da Barra, em Manguinhos e já chega com uma bela agenda para o mês de janeiro. Na programação, shows de Tiso e Tunai em “Tributo a Elis Regina” e Tiso e Som Imaginário, além de apresentações de Toninho Horta e do Clube do Choro de Búzios. Ao lado da casa de shows ficará a choperia Casa Wagner Clube de Esquina. O Porto da Barra fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 2.900. Reservas pelo email resevas@casawagner.com.br

Cidade Inteligente

Bike -  Tour Shop (mail Net- Jussandra).jpg

Por conta de sua fama internacional, Búzios foi escolhida para ser a primeira Cidade Inteligente da América Latina. O que isso significa? Que por aqui, com inovação, tecnologia e sustentabilidade, o balneário vem investindo em um novo modelo de gestão energética, apostando em tecnologias limpas, que preservam o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida dos moradores. O modelo já é aplicado em cidades da Espanha e Itália, como Barcelona e Gênova.

Lançado em 2012, o novo modelo inclui o uso de fontes renováveis, como energia eólica e solar. Em três escolas e na sede da APAE já foram instalados painéis solares, garantindo 30% de economia no consumo de energia elétrica em cada um deles. Em muitas residências, hotéis, pousadas e comércio em geral, a energia solar também já vem fazendo diferença quando o assunto é redução na conta de luz.
No Porto da Barra, complexo de lazer e de gastronomia em Manguinhos, a energia eólica funciona a todo vapor, com três equipamentos. Já nas ruas de Búzios, a iluminação pública com lâmpadas de LED e pontos de luz telecomandados, garantem mais economia e eficiência. A iluminação pode ser observada em pontos turísticos como Rua das Pedras e Orla Bardot.

Em fase de testes está o aquatáxi elétrico, que utiliza a tecnologia e os benefícios dos veículos movidos a eletricidade. O barco não emite gás carbônico (CO2), ruídos e é até cinco vezes mais econômico que os táxis aquáticos utilizados atualmente no município. A cidade já conta com alguns carros elétricos, que são abastecidos em um posto de recarga, utilizado também por bicicletas elétricas. Por falar nas bikes, elas vêm sendo utilizadas pela Guarda Municipal em suas rondas e também pela Secretaria de Saúde, nas ações de combate à dengue.

Também faz parte do modelo a rede wifi gratuita na Rua das Pedras, acessível a moradores e turistas, assim como o posto de coleta de lixo reciclável no Centro de Monitoramento e Pesquisa, instalado no Shopping Portal da Ferradura.

O objetivo da “Cidade Inteligente” é facilitar e incentivar os moradores de Búzios ao consumo consciente da energia e, consequentemente, na redução das emissões de gases poluentes, evitando desperdícios e preservando o meio ambiente. Para atingir as metas, foi criada uma rede de relacionamento envolvendo hotéis, pousadas, comércio, escolas e associações de moradores.

Búzios a pé!

Serra das Emereências - Ecotrilhas Pau Brasil.jpg

A península oferece trilhas para caminhada e trekking com os mais variados níveis de dificuldade. Em todas, porém, as belezas naturais e as riquezas culturais e históricas se fazem presentes. Confira os roteiros e escolha o seu!

http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/ecoturismo/trilhas.cfm

Siga as placas!

Para facilitar a circulação dos turistas  que chegam a Búzios para curtir o verão, o balneário ganhou novas e definitivas placas de informações turísticas.  São 14 placas instaladas em pontos estratégicos da Estrada José Bento Ribeiro Dantas que indicam, em especial, a localização de praias, bairros e hotéis.