Blog de Buzios

Elas merecem!

vista de fora5.jpg

Par comemorar o Dia Internacional da Mulher em grande estilo, o Sollar Búzios, na Orla Bardot, convidou a sommelière Claudia Martello para uma aula-degustação de espumantes e champagne, na noite do dia 07/03 (sábado). A expert promete contar histórias e curiosidades do mundo das borbulhas e ressaltar o papel de destaque da mulher na criação da bebida mais famosa do mundo. 
 
Depois dos brindes é a vez do chef Danio Braga homenagear as clientes com um menu exclusivo. Entre as delícias, Tartar de camarões com arroz basmati e vinagrete de morangos; e Perdiz assada com molho de uva e pequeno risotto. O evento começa às 20h e custa R$ 430 por pessoa (aula com degustação de cinco espumantes + jantar). Reservas: (22) 2623-5392.
 

Feijoada do Perú

Vista - Divulgação.jpg

A tradicional feijoada de Carnaval, promovida pelo jornal O Perú Molhado, acontece logo depois da festa de Momo, dia 21/02. O cenário do evento será o bar Buda Beach, na Orla Bardot, e a animação ficará por conta do grupo de samba Lance Maneiro. As camisetas-convite custam R$ 80 (bebidas não incluídas). Reservas: (22) 2623-1422. Um concurso irá premiar a camiseta que estiver com a melhor customização. Mãos à obra!

Agito em alto mar

Boate Flutuante Búzios Sunset_Divulgação - mail Ttaiani1.jpg

Famosa pelas novidades de verão, Búzios ganhou mais uma atração: a Boate Flutuante Búzios Sunset. O passeio começa às 18h, no Píer do Centro, com direito ao espetacular pôr do sol típico do balneário. DJ´s garantem a animação durante o tour, que segue pelas praias da Armação, Ossos e Azeda. O desembarque no cais de origem acontece às 22h.

Durante o Carnaval, a programação promete ser especial. Na quinta-feira (12/02), a festa fica por conta do grupo de pagode Bom Gosto. Já no sábado tem Baile de Carnaval comandado pelo DJ Marley JF; enquanto o domingo será dedicado à música eletrônica. Na segunda-feira, a DJ Help anima o Baile de Máscaras; e na terça, a festa terá como tema “pôr do sol no Hawaii”. Para fechar a folia, Baile do Pirata na quarta-feira e Cinzas. Reservas: (22) 9-9920-7204.

Caindo na folia!

Carnaval - Nathalia Torres - Acervo Belotur.jpg

Os tradicionais blocos de rua tomam conta do balneário. A animação acontece no Centro e também nos bairros de Manguinhos, Rasa, Tucuns e José Gonçalves. Shows variados também estão na programação, confira: 
Sábado 
Centro / Armação
20h – Bloco Chupa Mas Não Baba (Campo da SEB)
00h – Bloco Vou Ali e Volto Já (Armação)
Rasa
20h – Bloco Unidos da Rasa (Praça da Rasa)
00h – Show André Vianna e Banda (Praça da Rasa)
Tucuns
16h às 18h – Bloco Cocotas de Tucuns (saindo de São José até a Praia de Tucuns)
22h – Show Lance Maneiro
 
Domingo 
Manguinhos

19h – Bloco Cachaça no Bule (saindo do trevo do Cecéu até a quadra da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira)
Centro/Armação
00h – Bloco Cocotas de Tucuns (saindo da Praça Santos Dumont até a Armação)
Rasa  
22h – Show Os Mineirinhos (Praça da Rasa)
Tucuns
22h – Show André Vianna e Banda
 
Segunda 
Centro/Armação
17h – Bloco Orlatinha (saindo da Praça Santos Dumont até a Armação)
00h – Bloco Vou Ali e Volto Já (saindo da Praça Santos Dumont até a Armação)
José Gonçalves
15h – Bloco Chupa Mas Não Baba (seguindo pela rua principal de acesso ao bairro)
Rasa
20h – Bloco Pinto no Lixo (saindo da Rua 18 até a Praça da Rasa)
22h – Show André Vianna e Banda (Praça da Rasa)
Tucuns
22h – Show Arma Samba
 
Terça 
Centro/SEB
18h – Bloco Chupa Mas Não Baba (Saindo da Praça Santos Dumont até a SEB, passando pela rua Turíbio de Farias)
Rasa
20h – Bloco Unidos da Rasa e Bloco Vem Que Vem (saindo da Rua 22 até a Praça da Rasa)
22h – Show Lance Maneiro (Praça da Rasa)
Tucuns
22h – Show André Vianna e Banda

Circo na praça

Circolo - Divulgaçao Pref Bzs1.jpg

A praça Santos Dumont se transformará em um grande picadeiro entre os dias 08 a 10/02 (domingo a terça). Nas datas, acontece o espetáculo Acreditar, misto de teatro, dança e números de acrobacia, que reúne 210 artistas do projeto CircoLo Social. As apresentações começam às 20h. 

No clima do verão

Berinjela.jpg

Para refrescar os dias de calor intenso, o restaurante Sollar Búzios traz novidades: novos pratos e novo horário de funcionamento. A casa, que fica na Orla Bardot, abre as portas todos os dias, a partir das 16h (até 17/02). E no cardápio assinado pelo chef Danio Braga, delícias fresquinhas como Ceviche de camarão com molho agridoce, Crepe de haddock e salmão com creme de ciboulette e aspargos e Torta de berinjela à Parmigiana gratinada. Reservas: (22) 2623-5392.

Beleza natural

Mangue de Pedras - Divulgaçao Aguitab.jpg

Um mangue sem rio e sem lama. Assim é o Mangue de Pedras de Búzios, na praia da Gorda, no bairro da Rasa. Ele é um dos últimos manguezais que ainda restam na cidade e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão.

O que torna os mangues de pedras tão especiais é o fato de não haver rios que levem a água doce para a praia, caso da Gorda. O trabalho é feito pela infiltração de água da chuva na encosta do morro que cerca a praia. Graças ao fenômeno, a região abriga a uma vegetação rara de ser encontrada numa praia, com plantas típicas de manguezal. Os mangues são considerados berçários naturais de várias espécies, daí sua grande importância para o ecossistema. 

Mas o cenário tão raro vem sofrendo ameaças. A construção de casas na encosta do morro, que provoca desmatamento e ainda vem acompanhada da perfuração de poços artesianos para coletar água, pode prejudicar a chegada da água doce até a praia. Para impedir que isso ocorra, a população vem cobrando da prefeitura a criação de uma unidade de conservação, com regras rígidas para impedir as construções.

Todos os anos, em outubro, uma caminhada reúne moradores da Rasa e gente de vários estados do país para chamar a atenção da importância do Mangue de Pedras. Em 2015, a “Caminhada na Natureza” chega à décima edição. Vida longa ao projeto!