Blog de Buzios

Atenção: animais silvestres na pista!

Quem visitar Búzios, vai reparar em novas placas de sinalização alertando sobre a presença de animais silvestres em alguns pontos da cidade. 

Bem-humoradas, as placas informam quais animais são encontrados em cada trecho e, solicitam a atenção dos passantes, principalmente dos motoristas, já que os bichos costumam cruzar algumas vias.

Na lagoa de Geribá, uma placa alerta sobre a presença de um bem nutrido jacaré, que de vez em quando, dá o ar de sua graça, caminhando nas margens e áreas próximas. 

No trevo da Ferradura, outra placa avisa sobre a presença de gambás, aves aquáticas, cobras e capivaras, além de jacarés, que costumam transitar entre a lagoa do Canto e as lagoas da Ferradura. A placa relembra a famosa imagem dos Beatles atravessando na faixa de pedestres.

Em breve,mais placas serão instaladas nos trechos com maior incidência de animais, como a lagoa da Usina, onde vive uma capivara. 

Animais silvestres fazem parte do ecossistema buziano, e é dever de moradores e visitantes respeitá-los e protegê-los!  

Páscoa animada!

O feriado da Semana Santa promete ser agitado em Búzios, tanto nas areias quanto nas águas. Em Geribá, um palco montado no canto direito receberá shows de artistas de quinta a sábado, a partir das 18h. Na programação, apresentações de Jota Quest (dia 18), Blitz (dia 19) e Tony Garrido (dia 20).

Já entre os dias 18 e 21 de abril, acontece o Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano. O evento ocorre paralelo ao Búzios Sailing Week, competição de velas tradicional no balneário. As provas de ambos os campeonatos acontecem na praia da Marina e a expectativa é de reunir os principais velejadores do país.

No dia 19, sexta-feira, uma procissão pelas ruas do Centro refaz a Paixão de Cristo. A Via Sacra tem início às 18h, na praça Santos Dumont, seguindo pela Orla Bardot até a Igreja de Sant’Anna, na praia dos Ossos. Cerca de 150 atores participam da emocionante encenação. 

Na areia, na rua ou na água, feliz Páscoa!

Búzios & Boa mesa!

Atenção, fãs da boa mesa! O calendário de eventos de Búzios, edição 2019, traz dois deliciosos programas que prometem encher os olhos e agradar o paladar dos gourmands. 

Em maio, entre os dias 10 e 26, acontece a primeira edição do Al Mare, festival de frutos do mar, reunindo alguns dos melhores restaurantes do balneário. O período coincide com o Dia das Mães – ótima desculpa para uma viagem a Búzios em pleno outono, quando os dias ganham uma luz espetacular!

Já em julho, o tradicional Festival Gastronômico de Búzios comemora sua maioridade! A festa completa 18 anos e promete agitar os finais de semana entre os dias 05 a 14. 

Programe-se e organize a agenda - não dá para perder nenhuma dessas maravilhas! 

Revelando Búzios

O Espaço Cultural Zanine, no Centro, promete uma bela surpresa para moradores e turistas que visitarem o local entre os dias 05 e 30 de abril – a exposição “Revelando Búzios para o Mundo”. 

Em cartaz, os trabalhos de alguns dos melhores fotógrafos da cidade: Fabiana Benedito, Matheus Coutinho, Angelita Ferreira, Denise Greco, Carol Mathias, José Antônio Mendes, Wilson Mendonça, Eduardo Moreira, Ronald Pantoja e Mariana Romanini.

Repleta de encantos e recantos, Búzios sempre foi cenário para registros de fotógrafos de diversas nacionalidades. Nas fotos dos moradores que integram a exposição estão imagens de paisagens, nativos, atividades e acontecimentos, além de facetas pouco conhecidas do balneário.

O Espaço Cultural Zanine fica na Estrada Velha da Usina, ao lado da Prefeitura.



Swim & Run

Uma corrida inédita no Brasil terá as belezas de Búzios como cenário. A SwimRun acontece dia 30 de março (sábado), às 8h, com largada e chegada no Fishbone, na praia de Geribá. 

No esporte de resistência que mistura trechos de corrida com natação, sem que haja nenhuma transição entre eles, os competidores poderão escolher entre o percurso de 10 km (atletas iniciantes e amadores / Solo) e o de 24 km (profissionais / Solo e Duplas), passando por 17 praias no total – entre elas, as belíssimas Ferradurinha e Amores. 

No caminho, água, areia, trilhas e pedras tornam o desafio ainda mais emocionante. 

A modalidade teve origem há pouco mais de dez anos, na Suécia, e exige que os atletas usem sempre tênis e palmares para correr e nadar. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui

Meia Maratona de Búzios

Para celebrar a chegada do outono, uma Meia Maratona movimenta alguns dos cartões-postais de Búzios no dia 24 de março (domingo). Além da prova tradicional, de 21 km, há também opções de 10km e 5km em meio aos belos cenários da península, como Orla Bardot, mirante de João Fernandes e praia Brava. 

Nos rústicos percursos estão incluídos, ainda, trilhas, morros e pisos variados. As largadas acontecem na Rua das Pedras, em frente ao Chez Michou, no centro de Búzios, a partir das 7h.  A chegada e a premiação também acontecem na creperia.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui. Boa sorte aos corredores!


Cores & Arte

Muitas cores e variadas manifestações artísticas tomam conta de Búzios entre os meses de fevereiro e março! Para o Carnaval, a cidade vai exibir uma decoração sustentável, feita com material reciclável, como papelão, cd´s e dvd´s e garrafas pet. Tudo produzido por artesãos locais. 

Já nas galerias de arte, duas exposições merecem uma visita. No Espaço Zanine, no Centro, a mostra "Búzios Graffiti Arte Urbana e Decor" já está em cartaz e permanece até o dia 11 de março, reunindo artistas urbanos e seus trabalhos de arte decorativa, inspirada em suas ações de rua. São telas, instalações, stickers, prints, vestuário, entre outros.

Na Galeria-Atelier Flory Menezes, na Rua das Pedras, acontece a  “Coletiva de Verão”, reunindo 18 artistas que expuseram na Feira Oriente de Artes Visuais, no Rio de Janeiro. A exposição acontece entre 22 de fevereiro e 30 de março.

No evento, os artistas têm a oportunidade de expor, apresentar e comercializar suas obras sem intermediários. Outros dez artistas convidados participam da mostra buziana.

A Galeria-Atelier Flory Menezes fica na Rua das Pedras, 168, loja 8, Centro. E o Espaço Cultural Zanine, na Estrada da Usina, s/n, Centro, ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios. 

Vem, Carnaval!

O Carnaval 2019 começa no fibal de fevereiro em Búzios e já é hora de preparar as fantasias, as alegorias e os adereços! Quem vem curtir o reinado de Momo no balneário contará com vários blocos para se esbaldar entre quarta-feira (27/02) e quinta-feira pós-Carnaval (07/03). Os desfiles acontecem, especialmente, no Centro, mas também tem batuque em Manguinhos, Geribá, Tucuns e Rasa. Sem contar a intensa programação na Praça da Ferradura. 

Confira a agenda, capriche na purpurina, nos confetes e na serpentina e ótimo Carnaval!

Quarta-feira - 27 de fevereiro
Concentração a partir das 19h:
Bloco As Viúvas do OPerúMolhado
Rua Manuel Turíbio de Farias (Bar Renascimento)
 
Quinta-feira - 28 de fevereiro
Concentração a partir das 19h:
Bloco Saída pela Esquerda - Praça Santos Dumont

Sexta-feira - 1 de março
Concentração a partir das 17h:
Bloco Chez Michou Cheia de Graça - Rua das Pedras (Chez Michou)

Concentração a partir das 19h:
Bloco Carnagay - Rua Luis Joaquim Pereira

Sábado - 2 de março
Concentração a partir das 16h:
Ai Meus Ossos - Praia de João Fernandes

Concentração a partir das 17h:
Bloco Unidos da Rasa - Bar do Avião

Concentração a partir das 20h:
Bloco Chupa Mas não Baba - SEB - Centro

Concentração a partir das 21h30:
Vou Ali e Volto Já, Praça dos Pescadores - Armação 

Domingo - 3 de março
Concentração a partir das 15h:
Bloco Cachaça no Bule - Trevo do Ceceu - Manguinhos

Concentração a partir das 18h:
Boitatá - Praça da Ferradura

Concentração a partir das 20h:
Pinto no Lixo - Rasa

Segunda - 4 de março
Concentração a partir das 15h:
Bloco Cocotas de Tucuns - Tucuns

Concentração a partir das 15h30
Bloco Orlatinha - Praça dos Pescadores

Concentração a partir das 17h30:
Bloco Pinto no Lixo - Alto da Rasa

Concentração a partir das 19h:
Bloco Unidos da Rasa - Praça da Rasa 

Concentração a partir das 20h:
Bloco Vou Ali e Volto Já - Centro 
 
Terça-feira -5 de março
Concentração a partir das 15h:
Bloco da Lolô - Praça do Skate (Geribá)

Concentração a partir das 19h:
Bloco Cachaça no Bule - Praça Santos Dumont 
Bloco Chupa Mas Não Baba -  Praça Santos Dumont 

Concentração a partir das 21h:
Bloco Cocotas de Tucuns - Tucuns

Quarta-feira - 6 de março
Concentração a partir das 16h:
Bloco Chupa Essa Cachaça - Praça Santos Dumont

Quinta-feira (07/03) 
Concentração a partir das 18h
Bloquinho Privilege – Bar Renascimento, Turíbio - Centro

Programação de Carnaval da Feira Periurbana - Praça da Ferradura
A partir das 19h:
Quinta-feira - 28 de fevereiro - Marchinha
Sexta-feira - 1 de março - Banda Pirâmide (Rock)
Sábado - 2 de março - Banda Sotake (Forró)
Domingo - 3 de março - Bailinho Infantil

Passeio de Quadriciclo

Mais uma novidade aportou na península com o verão! São os passeios de quadriciclo, que passam por praias e mirantes, revelando outros ângulos de Búzios.

Os tours guiados saem diariamente da praia de João Fernandes, passando por vários pontos altos (em ambos os sentidos!) do balneário, com direito a vistas privilegiadas da região. O passeio inclui paradas em algumas praias para fotos e também na praia escolhida pelo cliente para dar um mergulho.
No roteiro estão: Mirante da Brava, praias do Forno e da Foca, Canto da Lagoa, Mirante do Forno e Mirante da Ferradura. As atrações são exploradas durante o passeio, que dura cerca de 1h15min. 

E mais: o roteiro especial “Pôr do Sol“ inclui um músico com saxofone ou gaita para acompanhar o espetáculo do entardecer em Búzios.

Cada veículo transporta duas pessoas (o cliente e seu garupa) e, antes da saída, é feito um treinamento. Todos os itens de segurança e água estão incluídos nos passeios.

Salve, Iemanjá!

Dia 02 de fevereiro (sábado) tem festa no mar e em Búzios! Na data, acontece a 10ª Festa de Iemanjá, promovida pelo terreiro Kwe Ase de Oyá Denin. O evento, com muito canto e dança, começa a partir das 16h, na praia de Manguinhos, em frente ao píer do Porto da Barra.

A imagem de Iemanjá, que chegará à praia em cortejo, parte às 16h do terreiro de candomblé, no bairro da Rasa. Ao pôr do sol, um pequeno barco com flores e oferendas é levado para o mar em homenagem à Rainha do Mar. Moradores, admiradores, turistas e representantes da igreja Católica participam das comemorações.

+Posts anteriores

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!