Blog de Buzios

Arte Naif

naif.jpg

Uma das artes mais simples, coloridas e encantadores – a naif – ganha exposição em Búzios! O brinde de abertura acontece dia 10/06 (sábado), às 18h, no Espaço Cultural Zanine, no Centro. A mostra fica em cartaz até 17/07 e conta com obras de artistas buzianos e de outros estados do Brasil.
O Espaço Cultural Zanine fica na Estrada da Usina (ao lado da Prefeitura), no Centro. Funcionamento: de terça a quinta, das 13h às 17h; sexta e sábado, das 17h às 21h; e domingo, das 16h às 20h.

MAR em cartaz

MAR1.jpg

Obras de artistas plásticos buzianos, inspiradas nas praias e nos oceanos, ilustram a exposição MAR, em cartaz no Espaço Cultural Zanine, até 05/06 – não por acaso, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A mostra faz parte dos projetos Ecorais e Coral-Sol, desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BRBIO), que visa divulgar a importância dos corais e as ameaças que eles vêm sofrendo. Vídeos e palestras fazem parte da programação do evento, que terá visita guiada com biólogos durante todo o dia 27/05.

O Espaço Cultural Zanine fica na Estrada da Usina (ao lado da Prefeitura), no Centro. Funcionamento: de terça a quinta, das 13h às 17h; sexta e sábado, das 17h às 21h; e domingo, das 16h às 20h.



Arte em Búzios

postbuziossexta1.jpg

A segunda edição do Circuito Arte Búzios acontece entre os dias 20 de abril a 01 de maio, movimentando galerias de arte, restaurantes, pousadas e ruas do balneário.
 
Sessenta artistas residentes na cidade e convidados pintam ao ar livre em cartões-postais como Orla Bardot, Praça dos Ossos e Porto da Barra. Na Rua das Pedras e na Praça do Inefi (Rasa), as atrações são as performances de grafite. As intervenções continuam ainda pela Travessa dos Pescadores, Cine Bardot, Praça Santos Dumont e shoppings Número 1 e Aldeia da Praia.
 
A programação traz ainda oficinas de origami, marchetaria, escultura, cerâmica e pintura (esta, para adultos e crianças).  A abertura do Arte Búzios acontece dia 20/04, às 18h, no Espaço Cultural Zanine, com apresentação de ballet e coral, além do lançamento do Concurso Fotográfico.
 
Confira a programação completa em https://circuitoartebuzios.com/

Graffiti em exposição

limparcolorir.jpg

O Espaço Cultural Zanine, no Centro, é o cenário da exposição do Projeto Caio Graffiti, em cartaz até 11 de abril. A abertura acontece dia 17 de março, às 17h.


O projeto, desenvolvido em escolas municipais de Búzios, tem o intuito de apresentar as técnicas do grafite através de aulas e pinturas de painéis, destacando a atividade como arte urbana da atualidade. O objetivo é capacitar os jovens do ensino médio e fundamental, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades.


O Espaço Cultural Zanine fica na Estrada da Usina (ao lado da Prefeitura), no Centro. Funcionamento: de terça a quinta, das 13h às 17h; sexta e sábado, das 17h às 21h; e domingo, das 16h às 20h.

Feira Black Búzios

buzios.jpg

O próximo fim de semana (dias 24 e 25/09) será de arte, gastronomia e cultura afro no restaurante Peixe no Mato e na Praça do Poeta (Av. José Bento Ribeiro Dantas, pertinho da policlinica de Manguinhos). Entre as atrações da feira, comidas africanas – com direito a feijoada no fogão à lenha! – e e exposição de produtos artesanais como turbantes, tecidos e bijuterias, além de penteados afro. Para animar, samba e show de atabaques. O evento acontece das 14h às 22h no sábado; e das 10h às 17h no domingo. 

Circuito Arte Búzios

Orla Bardot dia 3 - Sergio Quissak - Pref Bzs.jpg

O evento movimenta o balneário entre os dias 06 e 14 de maio com exposições, sessões de cinema e shows. Entre os cenários, pontos turísticos, restaurantes e espaços culturais. A programação traz, entre as principais atrações, performances de artistas pintando ao ar livre na Orla Bardot, show de grafiteiros no Shopping Número 1, concurso de pintura de geladeiras no Porto da Barra, filmes de arte no Cine Bardot e workshops de mosaicos no Café Carioca. As galerias de arte e os ateliês da cidade também ficam abertos à visitação durante o circuito. Confira a programação completa: https://circuitoartebuzios.com/

Brigitte de volta!

A escultura da atriz Brigitte Bardot, um dos principais pontos turísticos do balneário, estará de volta à Orla Bardot no dia 20/08 (quinta-feira). Para receber a estátua, que passou por restaurações durante quatro meses, a promessa é de muita festa a partir das 11h! Bem vinda!

Semana Villa-Lobos

buziosconvida.jpg

A festa da música clássica, que agita o balneário no mês de agosto, será aberta em grande estilo: com apresentação da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. O espetáculo acontece dia 08 de agosto, às 19h, no palco do Cine Teatro Rasa. A entrada é franca, com distribuição de senhas 30 minutos antes do concerto. Com regência de Felipe Prazeres, o maestro promete belos momentos – em um deles, Prazeres tocará violino com os 25 jovens músicos da companhia. 

Já entre os dias 10 e 14, das 10h às 19h, professores da Escola de Música Villa-Lobos de Búzios desenvolvem atividades para os alunos e para a comunidade em geral (crianças e adultos). A Escola, que fica em Geribá, abre suas portas para palestras, workshops, filmes e apresentações musicais.
Informações: (22) 2623-4450 / www.escolatomjobim.wordpress.com

Ler é um barato!

fotonotabol.JPG

Até o dia 08 de maio, um estande montado na Praça da Ferradura oferece livros a preços populares - R$ 2 e R$ 3. O espaço reúne cerca de 1.500 títulos de 40 renomadas editoras brasileiras e estrangeiras. Os horários são os seguintes: segunda, das 12h às 18h; terça a quinta, das 9h às 18h; e sexta, das 9h às 16h. Não dá para perder!

Mar aberto

Prestes a completar 50 anos, o artista plástico Sérgio Soares brinda seu talento, seu trabalho e seu estilo de vida. Nascido em Búzios, neto de pescador e integrante de uma família de carpinteiros, “Dido”, como é conhecido, vive de sua arte há 20 anos - com direito a surfar sempre que o mar cresce.

Impossível não apreciar suas obras ao passar em frente à loja Art in Surf e também em sua loja própria (que funciona ainda como ateliê de pintura), ambas no Porto da Barra, na praia de Manguinhos. São bandejas, quadros, mesas, cadeiras, luminárias, bancos, remos de stand up paddle, sofás, pranchas, estantes, espelhos... tudo feito com pedaços de barco e inspirado na vida praiana. “O barco é minha matéria-prima. Costumo ir a Saquarema, Rio das Ostras... em busca de canoas para comprar, desmontar e criar minhas peças”, explica Sérgio.
Saiba mais:
http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/compras-e-artes/sergio-soares.cfm

+Posts anteriores