Blog de Buzios

Circuito Arte Búzios

Búzios será palco para belíssimas exposições ao ar livre entre os dias 09 e 18 de agosto. No período, acontece a quarta edição do Circuito Arte Búzios, evento que incentiva o contato direto entre artistas e público por meio de oficinas e pinturas em áreas urbanas.

Durante duas semanas, os principais pontos turísticos do balneário, como Orla Bardot, Rua das Pedras e Porto da Barra, recebem mais de 120 artistas inscritos – tem gente de Búzios, da Região dos Lagos e até de outros estados! – para expor seus trabalhos.

Também serão realizadas oficinas de diferentes modalidades artísticas, como escultura, desenho, fotografia, mosaico, pintura infantil, arte urbana... Algumas são gratuitas e todas acontecem no Espaço Cultural Zanine (ao lado da Prefeitura) e na Rua das Pedras.

Revelando Búzios

O Espaço Cultural Zanine, no Centro, promete uma bela surpresa para moradores e turistas que visitarem o local entre os dias 05 e 30 de abril – a exposição “Revelando Búzios para o Mundo”. 

Em cartaz, os trabalhos de alguns dos melhores fotógrafos da cidade: Fabiana Benedito, Matheus Coutinho, Angelita Ferreira, Denise Greco, Carol Mathias, José Antônio Mendes, Wilson Mendonça, Eduardo Moreira, Ronald Pantoja e Mariana Romanini.

Repleta de encantos e recantos, Búzios sempre foi cenário para registros de fotógrafos de diversas nacionalidades. Nas fotos dos moradores que integram a exposição estão imagens de paisagens, nativos, atividades e acontecimentos, além de facetas pouco conhecidas do balneário.

O Espaço Cultural Zanine fica na Estrada Velha da Usina, ao lado da Prefeitura.



Cores & Arte

Muitas cores e variadas manifestações artísticas tomam conta de Búzios entre os meses de fevereiro e março! Para o Carnaval, a cidade vai exibir uma decoração sustentável, feita com material reciclável, como papelão, cd´s e dvd´s e garrafas pet. Tudo produzido por artesãos locais. 

Já nas galerias de arte, duas exposições merecem uma visita. No Espaço Zanine, no Centro, a mostra "Búzios Graffiti Arte Urbana e Decor" já está em cartaz e permanece até o dia 11 de março, reunindo artistas urbanos e seus trabalhos de arte decorativa, inspirada em suas ações de rua. São telas, instalações, stickers, prints, vestuário, entre outros.

Na Galeria-Atelier Flory Menezes, na Rua das Pedras, acontece a  “Coletiva de Verão”, reunindo 18 artistas que expuseram na Feira Oriente de Artes Visuais, no Rio de Janeiro. A exposição acontece entre 22 de fevereiro e 30 de março.

No evento, os artistas têm a oportunidade de expor, apresentar e comercializar suas obras sem intermediários. Outros dez artistas convidados participam da mostra buziana.

A Galeria-Atelier Flory Menezes fica na Rua das Pedras, 168, loja 8, Centro. E o Espaço Cultural Zanine, na Estrada da Usina, s/n, Centro, ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios. 

Circuito Arte Búzios

Ivone R41.jpg

A terceira edição do evento reúne mais de 80 artistas, que prometem transformar Búzios em uma galeria de arte a céu aberto. Além das mostras e das pinturas ao vivo em praças, ruas, restaurantes e pousadas, uma infinidade de cursos gratuitos é oferecida para todos os públicos. O circuito acontece entre os dias 20 e 29 de julho.

 

Na programação, concurso de fotografia, pintura ao ar livre, apresentações artísticas e musicais, saraus, filmes, exposições e oficinas. As atividades se espalham por diversos pontos da cidade: Rua das Pedras, Orla Bardot, Travessa dos Pescadores, Shopping nº 1, Galeria 27, Praça Santos Dumont, Creperia Chez Michou, Cine Bardot, Espaço Zanine e Rua Manoel Turíbio de Farias (Centro); Praça dos Ossos; Porto da Barra e Shopping  Aldeia da Praia (Manguinhos); e Praça do Inefi (Rasa).

 

Entre os artistas participantes estão alguns ícones de Búzios como Flory Menezes, Christina Motta e Ivone R. As oficias acontecem no Espaço Zanine (ao lado da Prefeitura, no Centro) e, entre as opções estão Pintura para Crianças, Origami, Cerâmica, Escultura, Pintura, Reciclagem, Mosaico e Desenho.

 

Confira a programação completa em: https://circuitoartebuzios.com/

Brincado com as cores

Ivone R4.jpg

Uma das artistas plásticas mais “coloridas” de Búzios, Ivone R expõe seus divertidos trabalhos no Espaço Zanine, no Centro, até o dia 14 de maio.

 

Moradora do balnerio há mais de 25 anos, a artista gaúcha capricha nas esculturas enormes, a maioria delas retratando a figura feminina, a preferida de Ivone. Peças que remetem a palhaços, bichos, sapatos, pernas e bonecas também marcam presença na mostra, cheia de cores e formas. Para materializá-las, Ivone utiliza jornal, fibra de vidro e muita tinta.

 

A exposição “Brincando com as cores” pode ser conferida de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 11h às 19h. O Espaço Zanine fica na Av. José Bento Ribeiro Dantas, ao lado da Prefeitura.

 

Moda, arte e gastronomia na Semana Santa buziana

Madame bardot3.jpg

A primeira edição do Coletivo Basement em Búzios aporta no balneário durante o feriado da Páscoa. De 29 de março a 1º de abril, o evento traz atividades multiculturais para toda a família em um belo local: o Madame Bardot Beach Events, na charmosa orla, com direito a um lindo pôr do sol. 

 

O coletivo tem entrada gratuita e contará com oficinas infantis, atrações culturais, espaço de relaxamento e contemplação, mesclando moda, arte, gastronomia e decoração. Ainda na programação, exposição de artistas de Búzios e Biblioteca Coletiva, com livros doados – as publicações podem ser compradas ou trocadas.

 

Para as crianças, os destaques ficam por conta das aulas de cultivo afetivo e das oficinas de mini chefs, de terrários e de estampas e bordados. As atividades variam entre R$30 a R$80 e acontecem durante todos os dias do evento, das 16h às 22h, com vagas limitadas por turma. E ainda tem a Trupe 3G, de Búzios, com intervenções e espetáculos de acrobacia aérea e solo num formato pocket show.

 

Já para os adultos, a boa é relaxar no espaço “Aos seus pés!”, com direito a quick massage e SPA de pés (mini ofurô e óleos essenciais). Para degustar, delícias como hambúrgueres, crepes, massas, sanduíches, cervejas, sucos, sorvetes, cafés e doces para os mais variados gostos. E que tal um mojito ou um clericot do bar sobre rodas da Ahull Drinks?

 

No quesito moda, diversas marcas lançam suas coleções de outono, entre elas, Gávia, Serotonina, Buddhi, Voare, Parf, Harmonny Store, Li Brand e Pat Olmos. E ainda tem os acessórios de praia da Vita Bags, Akera, By Beach e Aleny. A moda masculina será representada pelas marcas Tugun e Melty, enquanto os pequenos se encontram na Pandi e na VIB (Very Important Baby).

 

Para os amantes de arte e design, muitas opções: Ayê (design botânico), Cria Feita a Mão (papelaria craft feita com material reciclável), Diz (bijuterias e semijoias), Tunica (brincos, colares, braceletes e anéis), Salt Life (acessórios em prata), Julia Flor (bolsas artesanais com design exclusivo) e Flatz (espadrilles bordadas a mão), entre outras.

 

O evento apresenta ainda tapetes e sandálias terapêuticas da Magneto Design; sabonetes naturais, shampoos e óleos essenciais da Origen Biocosméticos; óculos da Joplins Sunglasses, feitos de bambu e a mão; e os relógios e óculos da Allfenas, confeccionados em madeira. 

 

A decoração terá a Quadro Zen Design, com quadros e luminárias; a Tetto e seus móveis que são a cara de Búzios; e a Árvore Vermelha, repleta de quadrinhos com cores, desenhos e versos.

 

Coletivo Basement – Edição Búzios

De 29 de março a 1° de abril, das 14h às 22h

Madame Bardot – Beach Events - Av. Jose Bento Ribeiro Dantas, 805 Orla Bardot – Centro

Entrada gratuita


 

 

 

Esculturas buzianas

Mudinho da Rasa.jpg

Começa hoje (sexta-feira, 09/03) a exposição "Mudinho da Rasa, escultor de Búzios", no Espaço Cultural Zanine, no Centro.

 

Na mostra, obras assinadas por Manoel Antonio da Costa, mais conhecido como Mudinho. Nascido e criado no bairro da Rasa, Manoel foi um dos artistas populares de maior destaque dos anos 1970. Superou a surdez se expressando através de esculturas únicas – e tipicamente buzianas - usando madeira que colhia dos troncos abandonados e de barcos velhos nas praias, transformando-as em arte de santos, totens e animais.

 

A exposição pode ser conferida até 08/04 - de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 11h às 19h. O Espaço Zanine fica na Av. José Bento Ribeiro Dantas, ao lado da Prefeitura.

Conhecendo os Orixás

expo orixá.jpg

A nova exposição do artista plástico radicado em Búzios, Marcelo de Moraes, será aberta dia 02 de fevereiro, Dia de Iemanjá, no Espaço Cultural Zanine (Centro). 

 

Na mostra “Mitologia Africana – Conhecendo os Orixás”, o pintor expressionista faz a personificação dos 13 Orixás mais cultuados no Brasil e que representam as energias do jogo de búzios. São eles: Exú, Ogum, Oxossi, Omulu, Oxum, Ossain, Iemanjá, Oxalá, Iansã, Xangô, Nanã, Oxumarê e Ewá.

 

Durante a vernissage, que acontece às 19h, haverá apresentações de artistas convidados, música e arte afrodescendente. As obras podem ser conferidas até o dia 02 de março. 

 

O Espaço Zanine fica na Av. José Bento Ribeiro Dantas, s/n – Centro (ao lado da Prefeitura).

Festival de Cinema

Contagem regressiva para a 23ª edição do charmoso Festival de Cinema de Búzios, que acontece entre os dias 22 a 26 de novembro (quarta a domingo). A mostra gratuita movimenta o balneário com filmes de diversos países, exibidos no Gran Cine Bardot (Centro) e em espaços abertos. Ainda na programação, oficinas, palestras e workshops ministrados por profissionais. Imperdível!

https://www.buziosonline.com.br/blog

Casa Design Búzios

Casa Desing.jpg

Búzios foi o cenário escolhido pela Mostra Casa Design para celebrar seus 15 anos. O evento, que já acontece em Niterói (RJ) e em Juiz de Fora (MG), faz sua estreia na Região dos Lagos em grande estilo. Os 33 ambientes, que ocupam uma casa na praia da Ferradura, podem ser conferidos entre os dias 10 de novembro e 17 de dezembro. 

A primeira edição buziana conta com a participação de 37 profissionais da região, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. O espaço escolhido para a mostra é uma casa tipicamente buziana, de arquitetura despojada e simples, valorizando a belíssima paisagem de seu entorno. 

A mostra Casa Design surgiu em 2003, em Niterói, e seus números surpreendem: desde a primeira edição, 300 mil pessoas já visitaram 588 ambientes decorados, criados por 634 profissionais, entre arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas.
 

Casa Design Búzios

De 10/11 a 17/12

Rua 9, lote 1, quadra CI – Loteamento Condomínio Atlântico Armação dos Búzios - Praia da Ferradura

Funcionamento: de quarta a sábado, das 15h às 23h. Domingos e feriados, das 13h às 21h

Ingressos: R$ 35 (meia entrada: R$ 17,50)

+Posts anteriores

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!