Blog de Buzios

Muito amor pelo mergulho!

love face.jpg

Búzios começou 2021 ganhando mais uma operadora de mergulho! A Love4Dive é formada por mergulhadores experientes e com foco na conscientização ambiental. Parceira da Sea Shepherd Brasil, uma organização para preservação dos mares, a Love4Dive promete muitas ações nas praias de Búzios. 

“Nossa operação é 100% focada na conscientização ambiental, indo além de um mergulho recreativo. Queremos que o mergulhador entenda o papel de cada animal, coral e até mesmo dos pescadores na nossa região. É preciso conhecer para preservar”, conta Duda Franco, diretora comercial da agência. 

A bordo de uma confortável embarcação, a equipe oferece batismo e cursos para mergulhadores certificados. As atividades acontecem em cenários como as ilhas de Âncora (Santuário das Tartarugas), Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes.

É tempo de cavalgadas!

Cavalgadas.jpg

Quer maior sensação de liberdade nos dias quentes de verão do que cavalgar na beira da praia? Em Búzios, as cavalgadas contemplam cavaleiros experientes e também quem nunca montou. A atividade é oferecida pela Equitação Fazendinha, na Baía Formosa.

Os passeios acontecem de terça-feira a domingo em cavalos das raças Mangalarga Marchador e Passo Peruano, famosas por serem bastante dóceis.

São oferecidos cinco roteiros diferentes e é preciso agendar com antecedência. Entre eles, o "Fazenda", indicado para crianças e com uma hora de duração; e o "Peró / Lençóis Peroenses", com quatro horas de cavalgada, cruzando áreas alagadas no Parque das Dunas, local pouco explorado pelos turistas. O nível é intermediário. 

E mais: nas noites de lua cheia também tem passeios! 

Todas as informações sobre roteiros, reservas e contato estão aqui!


Final de semana com Aberto de Golfe & XTERRA Brazil

Xrun1.jpg

Atletas dos mais variados estilos têm encontro marcado em Búzios no próximo fim de semana, dias 05 e 06 de dezembro. No período, acontecem o Torneio Aberto de Golfe e o XTERRA Brazil Tour 2020, prova de esportes off-road. Para incrementar ainda mais o clima de atividades esportivas, o Clube Aretê, localizado na praia Rasa e ponto de largada e chegada do XTerra, será inaugurado no sábado. 

O 19º Torneio Aberto de Golfe acontece no campo Aretê Búzios e reunirá 120 participantes e terá uma novidade: um troféu especial para o vencedor, homenageando Dom Eudes de Orleans e Bragança, um dos maiores nomes do golfe nacional, falecido em agosto aos 81 anos. 

Já o XTERRA, maior festival de esportes off-road do mundo, terá provas de corrida (5km, 10km e 21km), natação (1,5km e 3km), mountain bike e triathlon. A Arena XTerra Village funcionará no novíssimo Clube Aretê, ponto das largadas e chegadas de todas as modalidades em disputa. 

Corrida & Caminhada

_MG_45711.jpg
Orla Bardot é ponto de passagem dos atletas

A natureza exuberante de Búzios será cenário para o primeiro Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento, que acontece no dia 22 de novembro (domingo). Voltado para toda a família e todas as classes sociais, o evento busca incentivar as atividades ao ar livre e uma melhor qualidade de vida.

Com largadas a partir das 7h, na Praça Benedita Santos da Silva (Praça da Feirinha, na Ferradura), as provas têm 5 km, passando por cartões-postais como Orla Bardot e Rua das Pedras. 

As inscrições custam R$ 35 e podem ser feitas aqui. A expectativa é de reunir 800 participantes e todos ganham medalhas, enquanto os primeiros colocados em cada faixa etária (masculino e feminino) recebem troféus. 

O Circuito foi formatado sob medida para a ENEL e visa atuar em sintonia com a marca no sentido de estimular a saúde e valorizar as economias locais de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo à população um evento de excelência. 

O Circuito é um projeto realizado pela Backstage Produções e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei de Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Rei e Rainha do Mar movimenta Búzios

REi do Mar.jpg

Um dos eventos de águas abertas e esportes de praia mais tradicional do Brasil, o Rei e Rainha do Mar 2020, acontece em Búzios nesse fim de semana (07 e 08 de novembro). 

Novidades e participações especiais marcam a competição em Búzios, como a Travessia Super Challenge 10k, disputada na manhã de sábado, com participação dos atletas olímpicos Ana Marcela e Allan do Carmo, com chegada na Marina, ao lado do Hotel Aretê.

No domingo, o destaque é o lançamento nacional do Beach Sprint - o remo de praia é uma nova modalidade cotada para entrar no programa dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Sofia Ibargurem, criada em Búzios e remadora do time Flamengo, e Vangelys Reinke Pereira, medalhista no Mundial FISA 2019, lideram as duas equipes compostas não só por talentos do remo olímpico, mas também do paralímpico, que farão um revezamento de Beach Sprint. Ainda no domingo acontece a prova Beach & Trail Run, com parte do trajeto pela areia e outra por trilha, somando uma distância de 8km. 

A área de convivência dos atletas está montada no Aretê que, em parceria com o Rei e Rainha do Mar, desenvolveu a Casa RRM Aretê. O novo bairro será repleto de lazer, além de oferecer um complexo esportivo voltado para atividades de alto rendimento ao ar livre. Até o final de todas as suas fases, o bairro ocupará uma área de seis milhões de metros quadrados próxima à Praia Rasa e à Baía Formosa. 

Na terra ou na água, tem esporte para todos!

_MG_4864.jpg

Em tempos de distanciamento e isolamento social, a prática de esportes na natureza ganhou força e novos adeptos. Em Búzios, as atividades podem ser feitas na água e na terra, sempre com muitas belezas ao redor.

Curtir as trilhas, caminhando ou em cima de uma bike, já caiu no gosto de buzianos e visitantes, assim como os esportes náuticos. A vantagem das atividades “molhadas” é que elas podem ser praticadas individualmente, sem contato direto com outros atletas ou praticantes. 

É o caso da natação, que reúne adeptos em praias de águas calmas como Ferradura e Canto. O surf vem encantando pessoas das mais variadas idades. Em Geribá, é grande a quantidade de crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos, curtindo as ondas perfeitas da praia diariamente.

O stand-up paddle continua reinando na Ferradurinha, com seu mar tranquilo e transparente. Para fazer snorkeling, os endereços são João FernandesTartarugaAzeda e Azedinha, com muitos peixinhos coloridos.  

Já para a turma que gosta de velejar, os bons ventos levam à Manguinhos e Rasa, pontos de encontro também dos praticantes do kitesurf.  

Tacadas ainda mais estilosas!

Golfe Aretê 3.JPG

O antigo Golfe Clube de Búzios está de cara nova! No final do ano passado, o belo espaço passou por uma completa modernização e ganhou mais um sobrenome: Golfe Clube Aretê Búzios (GCAB).

Considerado um dos melhores campos de golfe da América Latina, o campo recebeu investimentos que permitiram a troca de todos os 18 greens, a implantação de novos tees, a concepção de sete novos lagos e o aprofundamento de outros dois já existentes. Tudo isso em uma extensão de 7000 jardas.

A renovação e ampliação permitiram a conclusão do projeto original idealizado na década de 1990 por Umberto Modiano, concebido por Dom Eudes e desenhado pela Dye Designs, de Pete Dye, conhecido como o Picasso dos campos de golfe. No Brasil, o único campo com a sua assinatura, em parceria com seu filho Perry, é o GCAB. 

Com base no novo desenho, respeitou-se e valorizou-se tudo o que o terreno tem a oferecer: bela vegetação nativa, acidentes geográficos, recursos naturais, topografia e, é claro, a estonteante paisagem de Búzios. 

O espaço oferece diversas modalidades de atividades, para todos os níveis de jogadores. Há desde aulas individuais e coletivas para não associados, até a possibilidade de ser um permissionário individual ou corporativo. 

Nas trilhas de Búzios!

IMG_49401.jpg
Ponta do Pai Vitório, no bairro da Rasa

Na hora de curtir a belíssima natureza de Búzios, as atrações vão muito além das praias badaladas. Trilhas dos mais variados níveis levam a cenários encantadores e pouco explorados, como o Mangue de Pedras, a Ponta do Pai Vitório ou a Serra das Emerências. Claro, um mergulho no mar faz parte de todos os roteiros! Seja para refrescar ou comemorar o desafio!  

Um dos "circuitos" de ecoturismo mais fácil e repleto de atrações é a travessia Ferradura x Ferradurinha. Por lá ficam as Poças, perfeitas para banhos; o Saco do Canivete e a Pedra do Guardião, locais para contemplar a natureza e suas variadas formas - piscinas naturais, paredões e formações rochosas cheias de significados. 

Nesse roteiro, o tour costuma incluir uma parada para lanche na pequenina e encantadora praia dos Amores. Não deixe de dar um mergulho e nadar a lado de tartarugas!  

Uma dica, porém, é fundamental para todos o passeios: o acompanhamento de guias credenciados. Além de conhecerem as trilhas - que não são sinalizadas -, sabem quando as condições de marés e ventos estão propícias para curtir a aventura com toda a segurança.

Confra os roteiros aqui

EVENTO CANCELADO - Rei de Búzios 2020

Rei de Bzs 20183.jpg

O fim de semana dos dias 28 e 29 de março será de coroação dos Reis e Rainhas de Búzios! Esse será o título dos vencedores das provas de stand up paddle (SUP), canoa havaiana e natação, que reúnem atletas de todo o Brasil e que compartilham o desafio de remar e nadar nos lindos cenários da península.

No sábado pela manhã (9h), os atletas de Canoa e SUP profissional enfrentarão o tradicional desafio de dar a volta completa na península, saindo da praia de Geribá e chegando em Manguinhos, no Búzios Vela Clube, somando 16km de muita emoção e belezas naturais.

Já o percurso amador de SUP, também no sábado de manhã, terá início na praia de João Fernandes, às 11h, com chegada no Clube de Vela, num percurso de 6km em águas cristalinas.

O domingo é dedicado às provas de Natação, que começam às 6h30, com a largada da prova de 12km. Em seguida, acontecem as largadas de 5km, 2km e 200 metros.

Enquanto os competidores disputam o título de Rei de Búzios, diversas atividades acontecem no Búzios Vela Clube, ponto de chegada dos remadores e nadadores, que estará aberto ao público das 10h às 17h. Entre elas, campeonatos de Big SUP (quatro remadores em uma prancha), SUP Dog (remador e cão de estimação) e SUP Kids, além de DJ, lojinhas e alimentação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do Ingresso Certo




Vem, Carnaval!

Agua na Morimga.jpg

Para quem já está contando os dias para a folia, uma ótima notícia! Na próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o bloco “Não tem água na moringa” faz seu Grito de Carnaval, às 17h, na Praça dos Ossos, com direito a um animado desfile até a Rua das Pedras. No repertório, marchinhas consagradas!

Já no dia 26, Quarta-Feira de Cinzas, o cortejo de despedida do reinado de Momo faz o caminho inverso, partindo do Centro rumo à praça, também às 17h. Fantasia, confete e serpentina são os acessórios obrigatórios! 

O bloco se apresenta, ainda, durante o Carnaval da Feirinha Periurbana de Búzios, na Ferradura, entre os dias 20 e 22 de fevereiro (de quinta a sábado). Na quinta e na sexta, o evento começa às 19h30. Já no sábado, tem Bailinho Infantil, das 18h30 às 20h30. Vem, Carnaval!

+Posts anteriores

// Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!