Búzios On Line

Blog de Buzios

Confira aqui notícias e novidades de Búzios

Praia do Forno pode ganhar certificação Bandeira Azul!

Praia Forno - Prefeitura.jpg

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a candidatura da praia do Forno para receber o selo ecológico do Programa Bandeira Azul. Trata-se de um selo de qualidade ambiental e urbanística conferido a praias que atendem um grupo total de 34 critérios, entre eles, qualidade da água do mar, acessibilidade, planejamento de tráfego, código de postura, plano ambiental e ações de educação ambiental.

É a primeira vez que uma praia de Búzios é aprovada pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul.

Neste ano, o júri nacional do Programa Bandeira Azul foi composto, entre outros, por representantes do Ministério do Turismo e da Fundação SOS Mata Atlântica. Anualmente, as entidades se reúnem para definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao júri internacional.

Os classificados pelo Júri Nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional Bandeira Azul, que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.



Fim de férias em Búzios

Praia da Ferradurinha - Fotos Matheus Coutinho4.jpg

Janeiro chegando ao fim... e para quem busca Búzios menos cheia e ainda com muito sol e calor, fevereiro é o mês ideal para curtir as praias e os atrativos da península.

Compartilhamos uma ótima dica de roteiro de final de semana de um morador da cidade. Confira:

Sexta
Para iniciar os trabalhos, indico jantar em um dos restaurantes do Centro. Para os românticos de plantão, boas dicas são os restaurantes dos hotéis do Morro do Humaitá, como o 74, no Hotel Casas Brancas; e o Místico, na Pousada Abracadabra. Ambos oferecem linda vista para a praia da Armação e gastronomia comtemporânea. 

Dica: deixe a sobremesa e o cafezinho para o Maria Maria Café, na Rua das Pedras, famoso pela torta de banana com chocolate, com direito a curtir a vista noturna da praia do Canto e da Armação e seus barquinhos. 

Sábado
Manhã
Um roteiro que gosto de fazer com amigos que vêm aqui é levá-los ao Centro, deixar o carro estacionado e caminhar pela Orla Bardot até a praia dos Ossos, subindo pela Igreja de Santana. A vista lá da igreja é muito bonita e rende lindas fotos.

Em seguida, é só descer e seguir pela praia dos Ossos em direção às praias Azeda e Azedinha (10 minutos de caminhada). Por ali, a água normalmente é mais “quente” que em outras praias. Búzios, como toda a região dos Lagos, costuma ter o mar gelado.

Tarde
O rumo agora é a praia de Geribá, com grande extensão de areia e talvez a mais conhecida de Búzios. Lá, dá para escolher onde ficar: canto direito, com mar mais agitado e opções de bares para almoço, como o Fishbone; ou canto esquerdo, com um mar bem mais calmo. 

Saindo da ponta esquerda e caminhando por uma ruela, chega-se a uma praia muito, mais muito charmosa: a Ferradurinha, uma pequena enseada com águas cristalinas onde você pode alugar um caiaque e, caso o mar esteja tranquilo, remar até a praia dos Amores, bem em frente à Ferradurinha.

Calma que ainda não acabou! Saindo da Ferradurinha, tome a direção do Porto da Barra, na praia de Manguinhos, para ver um incrível pôr do sol. Imperdível! 

Noite
Depois do dia puxado, que tal uma pizza? Sugiro uma feita no forno a lenha: sofisticada é a Picardia, com autênticas pizzas napoletanas, no shoppig Aldeia da Praia, em Manguinhos. 

Domingo
Manhã
Eu optaria por não tomar o café da manhã na pousada ou em casa. Iria para a Boulangerie Rabe, na pista principal, perto do trevo da Barbuda. Lugar pequeno onde os donos são um alemão e uma francesa. Lugar pequeno, por vezes tumultuado, mas com bolos e pães do outro mundo! 

Em seguida, vá conhecer a praia da Tartaruga, com águas calmas e mais quentes, com bons pontos para mergulhar de snorkel e apreciar a vida marinha.

Praias perfeitas para todas as atividades!

Praia Geriba - Pref.jpg

O verão promete ser quente nas praias buzianas! As boas ondas têm atraído surfistas até Geribá, enquanto as turmas do kitesurf e do wind aproveitam para se esbaldar nos bons ventos que sopram em Manguinhos!


Para os banhistas, uma ótima notícia: as águas estão menos geladas que o normal, permitindo curtir merguhos revigorantes também na Ferradura, Ferradurinha, Brava, Forno, Tartaruga, João Fernandes... Por falar nessas belezuras, qual a sua praaia preferida em Búzios? 

Uma maravilha chamada praia Brava!

Praia Brava - Pref.jpg

Bonita e selvagem, a praia divide-se em dois trechos: na primeira parte, a esquerda, existem quiosques e restaurantes com linda vista para o mar. 

Andando sobre as pedras chega-se ao outro lado, mais calmo e menos concorrido. De lá parte uma trilha que leva à praia Olho de Boi, reduto de naturistas. 

Menos movimetada que outras praias da península, a Brava é perfeita para passar o dia todo com a famíllia ou com amigos. Nós adoramos! 

Praias liberadas

Foca - pedra - Anna Fischer.jpg

Todas as praias de Búzios estão liberadas para a prática de esportes e também para o lazer, todos os dias da semana. Porém, além de cadeira, barraca e cooler, não esqueça de usar máscara - obrigatório - e manter distanciamento seguro de outros banhistas. 

As barreiras sanitárias de acesso à cidade continuam operando, sendo preciso solicitar ao meio de hospedagem - hotel, pousada ou casa de temporada - o QR Code que permite entrar na península. 

Bares, restaurantes e lojas funcionam com número de clientes reduzido e horários restritos (até meia-noite de segunda a quinta e até 1h sexta e sábado). O delivery é uma boa opção e o serviço é oferecido por muitos estabelecimentos, evitando uma maior movimentação de pessoas pelas ruas da cidade. 

A circulação dos acqua-táxis está liberada, assim como o aluguel de traineiras. Os passeios de escuna seguem proibidos.

Acqua-táxis voltam a circular

_MG_4940.jpg

Os tradicionais acqua-táxis, pequenas embarcações que fazem o trajeto entre algumas das principais praias de Búzios já voltaram a circular! As travessias mais concorridas são as que levam às belíssimas praias da Azeda e João Fernandes.

Por ser uma delícia e revelar os bonitos cenários de outros ângulos, os passeios são indicados até mesmo para quem não está com preguiça de caminhar. Lembrando que para chegar à Azeda e Azedinha é preciso subir uma pequena ladeira e descer uma escadaria de madeira. Esse trajeto só pode ser feito a pé ou de bike, não há acesso para carros.

As viagens custam entre R$ 5 e R$ 30 por pessoa. Os táxis partem do Píer do Centro e da praia dos Ossos e levam para Azeda, Azedinha, João Fernandes, João FernandinhoTartaruga e Manguinhos

Qual é a sua praia em Búzios?

Brava - Pref.jpg
Praia Brava é emoldurada por muito verde!

Na península que mais parece uma ilha, as praias são as estrelas principais. São mais de 20 pedacinhos do paraíso, cada um com seu charme e estilo próprios. Geribá, a preferida da juventude, atrai surfistas o ano inteiro. Já as águas calmas são as marcas registradas das praias Tartaruga e João Fernandes, indicadas para quem viaja com os pequenos. Assim também é a Ferradura e a Ferradurinha, com caiaques, pedalinhos...

A orla central, formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos, tem cenário digno de uma vila de pescadores, salpicado por barquinhos coloridos e lindo pôr do sol. Partindo dali, vá a pé para as belas Azeda e Azedinha, pequeninas e contornadas por vegetação exuberante. Do outro lado da cidade, os bons ventos marcam presença diariamente em Manguinhos e Rasa, pontos de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf. 

E ainda tem as belíssimas praias Brava, do Forno e da Foca, que podem ser exploradas em um mesmo roteiro. Enquanto as duas primeiras oferece barracas, a última é deserta e perfeita para fazer fotos. 

Para conferir todas, clique aqui!

Beleza e amor de sobra na praia da Foca

Foca.jpg

Que Búzios é um destino romântico e cheio de surpresas em meio a sua exuberante natureza todo mundo sabe! Mas poucos já tiveram a chance de encontrar esse lindo coração esculpido nas rochas no entorno da encantadora praia da Foca! 

Além de descortinar uma linda vista da região e da praia do Forno, o ponto onde fica o coração é perfeito para relaxar, meditar e agradecer. E você, já viu essa belezura ou algo similar nas praias de Búzios?

Mares Limpos

_MG_23911.jpg
Com boas ondas, Tucuns é uma das preferidas dos surfistas

No próximo sábado (21 de setembro), acontece o Clean Seas, dia mundial de Limpeza dos Mares. E Búzios não ficará de fora. Na data, um mutirão vai recolher lixo na praia de Tucuns, candidata à fase piloto do Programa Bandeira Azul – uma certificação que garante a qualidade da água e da areia, além de segurança, mobilidade e acessibilidade. Ano passado, a praia do Peró, em Cabo Frio, ganhou a desejada bandeira.

O ponto de encontro será uma tenda montada na praia, onde os voluntários devem se reunir às 9h. Lá, receberão orientações e material necessário para a ação ambiental, além de água e frutas para hidratação. Dica: leve seu próprio copo ou garrafa para evitar o acúmulo de mais lixo. Todo o material recolhido será envido para um Cooperativa de Reciclagem. Vamos lá?

Surf em Geribá

_MG_48383.jpg

O fim de semana (06 e 07 de maio) será de agito e campeonato na praia de Geribá! No período, acontece o Nativo’s Pro Contest, que reúne atletas do estado do Rio de Janeiro em busca das boas ondas e da premiação em dinheiro. Nas areias, a festa fica por conta da torcida, embalada por muita música.
  
 Em disputa, quatro categorias: Pro/AM, Open, Master e Mirim. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Loja Geribá Surf Shop, no canto esquerdo de Geribá (próximo à pista de skate). Informações: (22)9-9761-2490 / jefo_bz@hotmail.com.

+Posts anteriores

// Planeje sua viagem

// Música

Ritmos diversos deixam as noites ainda mais animadas

// Cinema

Acompanhe a programação do Gran Cine Bardot e bom filme!